Bombeiros realizam doação de sangue em Francisco Beltrão 12/07/2019 - 16:00

Fazendo parte das ações referentes ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no último dia 02 de julho, militares do 10º Grupamento de Bombeiros foram até o Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão para doação de sangue.

Doação de sangue

Segundo informações do Hemepar - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. O sangue é utilizado em cirurgias, tratamentos de câncer, de doenças crônicas e para o atendimento de urgência, sendo insubstituível nesses casos.

Doação de sangue

Seja um doador

Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

Requisitos para doação

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.

Os requisitos para doação de sangue são:

- Estar em boas condições de saúde

- Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade

- Pesar no mínimo 50kg

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

- Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar

- Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Medula óssea

Além das coletas de sangue, o Hemonúcleo de Francisco Beltrão também realiza o cadastro de doadores de medula óssea. O serviço funciona das 8 às 16h30 e prevê a coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise e posteriormente inserida no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Caso seja identificada compatibilidade com possíveis receptores, o doador é contatado.

Hemonúcleo de Francisco Beltrão

Funcionamento: