Corpo de Bombeiros do Paraná comemora 107 anos
09/10/2019 - 11:30

Uma assinatura tornou o dia 08 de Outubro de 1912 em data histórica para a sociedade paranaense. A Lei 1.133 de 1912, sancionada pelo Presidente da Província, Carlos Cavalcanti de Albuquerque, fez concretizar o surgimento da nossa valorosa Corporação.

O então Major Fabriciano do Rego Barros, primeiro comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, tinha poucos recursos materiais, mas contava com a bravura dos pioneiros. Com trabalho incessante começou a dar forma e consistência ao legado que herdamos. A cada, ano, nesta data especial, reúnem-se em todas as unidades do Estado, amigos, familiares, pessoas da comunidade, convidados ilustres e homenageados, representantes testemunhais dessa celebração.

Na manhã desta terça-feira, o 10º Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão realizou em sua sede, Solenidade Militar alusiva aos 107 anos da Corporação. Também foram elogiados os bombeiros militares Soldado Lucas Luiz de Bona Biazus e Thiago Bonatto Silva pelo empenho na modernização da rede de informática do quartel central. Na cerimônia houve ainda o reconhecimento à Técnica em Enfermagem Marlene Giacomini, funcionária pública estadual transferida recentemente para a aposentadoria e que desde 2001 atuava diariamente auxiliando o efetivo militar nas ambulâncias do Corpo de Bombeiro de Francisco Beltrão.

Militares homenageados

 

Prestigiaram o evento o Secretário Municipal de Planejamento de Francisco Beltrão e vice-prefeito, Antônio Pedron, a diretora do Departamento Beltronense de Trânsito, Marilda Ribeiro, Secretário de Viação e Obras, Cláudio Borges, Comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Major Jaime Oliveira da Silva Lima, representantes dos demais órgãos parceiros, imprensa local e regional e familiares.

Autoridades presentes

 

Fonte: Comunicação Social do 10º GB.