Simulado REER 2020 10/11/2020 - 13:07

Simulado REER 2020

 

No sábado, dia 07 de novembro, o 10º Grupamento de Bombeiros participou do Simulado Geral da REER, a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores, ligada à Defesa Civil do Estado. O evento ocorre anualmente como forma de marcar o Dia do Radioamador, comemorado no dia 5 de novembro.

O simulado possibilita aos radioamadores voluntários da REER a utilização de diversas tecnologias para garantir a comunicação no momento do desastre. São simuladas situações em que as redes de comunicação locais foram afetadas, sendo necessário o apoio dos radioamadores para garantir a comunicação com os locais afetados. Dessa forma, equipes atuando em diversos locais podem passar as informações sobre as condições locais ao Posto de Comando, responsável por gerenciar a crise.

O grande desafio do simulado é conseguir passar essas informações ao Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Curitiba, de onde o Supervisor Geral da REER coordena o Simulado.

ATIVIDADES – São desenvolvidos diversos desafios locais, de forma a aplicar desde a comunicação mais conhecida, nas frequências VHF, como também outras tecnologias como a transmissão de fotos por SSTV, o acompanhamento da movimentação em campo, por meio do aplicativo APRS, e também a comunicação por echolink. No simulado deste ano foi realizado o deslocamento da sede do 10º GB, em Francisco Beltrão até o município de Verê. Todo o percurso foi rastreado via APRS e foi enviado uma imagem do local por rádio até o Posto de Comando instalado em Dois Vizinhos. De lá, a foto foi encaminhada via SSTV ao Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres, concluindo com êxito a missão de informar uma hipotética situação de Vendaval com granizo.

 

Simulado REER - Verê

 

RADIOAMADORES – Os radioamadores voluntários são muito importantes, tendo auxiliado a manter a comunicação em desastres como o de 2011, no litoral do Estado, e auxiliando também em outras ações como o combate à dengue, permitindo o acompanhamento em tempo real das equipes em campo. Essa atuação possibilita a ampliação do espectro de comunicação, essencial no momento de resposta ao desastre.

Simulado REER - CEGERD

 

PIONEIRISMO – A REER/PR foi a primeira a ser implantada a nível Estadual no Brasil, se desenvolvendo constantemente. Com isso, a organização e o treinamento constante possibilitam que as atividades de comunicação possam ser suplementadas em caso de desastres em qualquer local do Estado.

 

Texto e imagens: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Comunicação Social 10º GB.