Histórico - 10° GB - Francisco Beltrão

O Corpo de Bombeiros iniciou suas atividades em Francisco Beltrão no dia 14 de dezembro de 1977, com a instalação do 2º Subgrupamento de Incêndio (2º SGI), o qual recebeu jurisdição sobre Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Salto Santiago. A unidade foi criada sob convênio do Estado, pelo então governador do Paraná, Jaime Canet Júnior e com a prefeitura de Francisco Beltrão, pelo prefeito João Batista de Arruda. Sua primeira sede foi instalada na então rua Goiânia, atual rua Giocondo Felipe, no bairro Vila Nova. Seu primeiro comandante foi o capitão Almir Moreira, contando com um efetivo de vinte e sete bombeiros, um veículo GM Chevette para o serviço administrativo e três viaturas Auto Bomba Tanque (ABT).

Primeira estrutura bairro Vila Nova

Em 22 de maio de 1978 a sede do 2º SGI foi transferida para Cascavel e o Posto de Bombeiros de Francisco Beltrão recebeu denominação de 4ª Seção de Combate à Incêndio (4ª SCI). Posteriormente rebaixada para 3ª Subseção de Combate a Incêndio, da 3ª SCI do 2º Grupamento de Incêndio de Ponta Grossa. Em 13 de março de 1985 a OBM (Organização de Bombeiro Militar) foi designada como 2ª Seção de Combate a Incêndio do 3º SGI (Pato Branco), subordinados ao 4º GI de Cascavel.

Parte do efetivo em 1979

Na foto, primeira fila: Cap. Jaime, Sgt. Navarini, Sgt. Zorzenon, Cb. Reginaldo, Sd. Manoel, Sd. Graça, Sd. Guilardi, Sd. Bello e Sd. Kichel. Segunda fila: Sgt. Saturnino, Cb. Lara, Sd. Valmor, Sd. Martins, Sd. Miguel e Sd. Vitomino.

Em junho de 1988, foi doado pela Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão um terreno para início das obras do posto avançado no bairro Cristo Rei, que foi construído com mão de obra exclusiva dos bombeiros e a maioria dos materiais doado por empresas do município, sendo inaugurado em 11 de novembro de 1988. Em fevereiro de 1995 a 2ª SCI passou a denominar-se 2ª Seção de Bombeiros do 3º SGB, ainda subordinados ao 4º GB de Cascavel. Em dezembro de 1997 a sede do comando mudou-se para o Posto Cristo Rei, passando a ter jurisdição também sobre o destacamento da cidade de Dois Vizinhos.

Posto Cristo Rei

No dia 18 de março de 2011 a unidade de Francisco Beltrão foi elevada a 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente (3º SGBI), atuando em 27 municípios do Sudoeste do Paraná com 03 Seções de Bombeiros, sendo a 1ª em Francisco Beltrão, a 2ª em Dois Vizinhos e a 3ª em Capanema, apoiados por 06 Postos de Bombeiro Comunitário que funcionam nas cidades de Ampére, Santo Antônio do Sudoeste, Planalto, Realeza, Salto do Lontra e São Jorge d’Oeste.

Buscando cada vez mais a excelência no atendimento foi inaugurado no dia 04 de maio de 2018 o Posto de Bombeiros Subtenente Delacir Ventura, na região norte de Francisco Beltrão. Esta nova estrutura, construída com recursos do FUNREBOM - Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, a chamada “Taxa de Combate a Incêndio”.

Posto Subtenente Delacir Ventura

No dia 04 de dezembro de 2018 foi realizada a solenidade de elevação do 3º SGBI a 10º Grupamento de Bombeiros, que tem sob sua responsabilidade mais de 357 mil pessoas que residem nos 27 municípios de sua área de atuação. O 10º Grupamento de Bombeiros foi criado através do Decreto Estadual nº 11.681, de 12 de novembro de 2018.

Cumprindo com a missão, esta corporação centenária sempre estará preparada e em condições de atuar para salvaguardar a vida e o patrimônio da população.

Quartel Central 10º GB