Viaturas e Equipamentos - 10° GB - Francisco Beltrão

 

ABTR 10907

 

 

ABTR – Auto Bomba Tanque Resgate
Considerado a "Caixa de Ferramentas", o caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) é um dos mais equipados do Corpo de Bombeiros do Paraná. Possui em média um tanque com capacidade de transporte de 4.500 litros de água e 200 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE), contando ainda com uma moderna bomba de combate a incêndio. Pode sem empregado nas mais variadas ocorrências como atendimentos em acidentes de trânsito, combate a incêndios, salvamento em altura, resgates em ambiente confinado, corte de árvores e demais atividades de buscas e resgates.

ABT 1742


 

 

 

 

 

 

ABT – Auto Bomba Tanque
O Auto Bomba Tanque (ABT) é um caminhão de apoio que possui um tanque de água com maior capacidade e é utilizado nas operações de combate a incêndio destinado ao transporte e abastecimento de água. Possui uma bomba d’água que ao ser acoplada através das mangueiras de incêndio irá abastecer o tanque de outra viatura, geralmente um ABTR.

AA-11597

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AA – Auto Ambulância
Veículo destinado ao atendimento de vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar. É dotado de equipamentos que permitem à tripulação de bombeiros prestar os socorros de suporte básico da vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação.

ABS-9839


 

 

 

 

 

 

 

ABS – Auto Busca e Salvamento
Viatura utilizada pelo Oficial/Respondente de área para deslocamento em apoio às guarnições de socorro. Conta com tração 4x4 e guincho elétrico, transportando materiais de atendimento em Acidentes com Múltiplas Vítimas,  equipamentos de proteção respiratória e combate a incêndio.

ABS 11788

 

 

 

 

 

 

ABS – Auto Busca e Salvamento Defesa Civil
Utilizado em diversos tipos de salvamentos, buscas e ações de Defesa Civil, a viatura Auto Busca e Salvamento (ABS) e adaptada para terrenos mais acidentados podendo transportar embarcações, botes, guarnições e equipamentos. Conta com tração 4x4, faróis auxiliares e um guincho elétrico. A ABS também é utilizada como viatura administrativa.

APC 11322

 

 

 

 

 

 

 

 

APC – Auto Posto de Comando
A Auto Posto de Comando (APC) é uma viatura projetada para ser um veículo versátil e atua com função de Posto de Comando Móvel. Em seu interior os militares dispõem de mesas e cadeiras, sistema de iluminação e tomadas para comportar a gestão em ocorrências de maior duração. Possui um gerador à combustão que permite o trabalho dos militares mesmo quando não houver energia na rede elétrica no local.

 

ABS 12443

 

 

 

 

 

ATP – Auto Transporte de Pessoal
Veículo destinado a apoiar o serviço administrativo e de fiscalização em vistorias. Transporta até cinco militares.

 

MAS-015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAS – Moto Aquática de Salvamento
Viatura empregada em operações de buscas e salvamentos aquáticos, atuando ainda como embarcação de ronda dos guarda-vidas nas operações verão do Corpo de Bombeiros do Paraná. 

 

RPA

 

 

 

 

 

 

RPA – Aeronave Remotamente Tripulada
A RPA (“Remotely Piloted Aircraft", em português, Aeronave Remotamente Pilotada) é utilizada em diversas situações como monitoramento de incêndios, atividades de buscas e nas ações de Defesa Civil.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estação Hidrológica

Estação Hidrológica
Utilizada para monitorando constantemente do Rio Marrecas em Francisco Beltrão, foi instalada no Quartel Central do 10º GB pelo Instituto Águas Paraná e SIMEPAR uma Estação Hidrológica. Além da estação, o 10º GB conta ainda com um sistema fotográfico de monitoramento das réguas de medição instalado no rio por uma equipe especializada do Japão.

 


 

Combate a incendio



Combate a Incêndio Estrutural/Urbano
O Equipamento de Proteção Individual utilizado em ocorrências de combate a incêndios estruturais é composto por:

  • Capacete MSA Gallet: possui um casco rígido com proteção térmica e mecânica, conta com óculos de proteção, além do ecrã frotal. Um dos melhores capacetes fabricados para tal atividade;
  • Conjunto Capa/Calça: composta por quatro camadas de tecidos, também oferece proteção mecânica e térmica, podendo suportar uma temperatura aproximada de 600ºC.
  • Bota: oferece proteção contra objetos perfurantes, biqueira e palmilha de aço, além da proteção térmica.
  • Luva/Balaclava: busca proteção térmica das áreas não protegidas pelo capacete e das mãos.
  • Equipamento Autônomo de Proteção Respiratória: É fundamental para a segurança dos bombeiros quando adentram em ambientes com fogo e muita fumaça. Composto pelo cilindro de ar comprimido e a máscara respiratória.

Os materiais básicos para este tipo de atendimento são as mangueiras e esguichos de combate, além do equipamentos de entrada forçada Halligan e Tesoura Corta-Vergalhão. Estes são apenas alguns, dentre os mais variados materiais e equipamentos utilizados pela corporação.


 

Resgate Veicular

 

 

Resgate Veicular
O Conjunto de Capa, Calça e Botas são os mesmos utilizados nas ações de combate a incêndio, porém itens como luvas e capacetes são específicos para esta atividade. O 10º Grupamento possui materiais de ponta que agilizam e profissionalizam o atendimento destas ocorrências. As ferramentas hidráulicas usadas na liberação das vítimas, calços de estabilização veicular, estabilizadores laterais e almofadas pneumáticas para elevação de cargas são alguns dos itens utilizados. 

 

 

 

 

 

SARp


 

 

Salvamento em Águas Rápidas
As atividades de Salvamento em Águas Rápidas (SARp) necessitam de equipamentos que promovam a flutuação tanto do bombeiro quanto da vítima. Entre os principais itens destacamos a roupa de Neoprene que atua na proteção da pele e auxilia na flutuação e na manutenção da temperatura corporal, o colete flutuador, botas, luvas, capacete, mosquetão, canivete, o saco de arremesso e o bote inflável com remos.