Viaturas e Equipamentos - 10° GB - Francisco Beltrão

ABTR 10907

ABTR – Auto Bomba Tanque Resgate
Considerado a "Caixa de Ferramentas", o caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) é um dos mais equipados do Corpo de Bombeiros do Paraná. Possui em média um tanque com capacidade de transporte de 4.500 litros de água e 200 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE), contando ainda com uma moderna bomba de combate a incêndio. Pode sem empregado nas mais variadas ocorrências como atendimentos em acidentes de trânsito, combate a incêndios, salvamento em altura, resgates em ambiente confinado, corte de árvores e demais atividades de buscas e resgates.

ABT 1742

ABT – Auto Bomba Tanque
O Auto Bomba Tanque (ABT) é um caminhão de apoio que possui um tanque de água com maior capacidade e é utilizado nas operações de combate a incêndio destinado ao transporte e abastecimento de água. Possui uma bomba d’água que ao ser acoplada através das mangueiras de incêndio irá abastecer o tanque de outra viatura, geralmente um ABTR.

AA-11597

AA – Auto Ambulância
Veículo destinado ao atendimento de vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar. É dotado de equipamentos que permitem à tripulação de bombeiros prestar os socorros de suporte básico da vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vítima ao centro médico mais apropriado para a situação.

ABS-9839

ABS – Auto Busca e Salvamento
Viatura utilizada pelo Oficial/Respondente de área para deslocamento em apoio às guarnições de socorro. Conta com tração 4x4 e guincho elétrico, transportando materiais de atendimento em Acidentes com Múltiplas Vítimas,  equipamentos de proteção respiratória e combate a incêndio.

ABS 11788

ABS – Auto Busca e Salvamento Defesa Civil
Utilizado em diversos tipos de salvamentos, buscas e ações de Defesa Civil, a viatura Auto Busca e Salvamento (ABS) e adaptada para terrenos mais acidentados podendo transportar embarcações, botes, guarnições e equipamentos. Conta com tração 4x4, faróis auxiliares e um guincho elétrico. A ABS também é utilizada como viatura administrativa.

APC 11322

APC – Auto Posto de Comando
A Auto Posto de Comando (APC) é uma viatura projetada para ser um veículo versátil e atua com função de Posto de Comando Móvel. Em seu interior os militares dispõem de mesas e cadeiras, sistema de iluminação e tomadas para comportar a gestão em ocorrências de maior duração. Possui um gerador à combustão que permite o trabalho dos militares mesmo quando não houver energia na rede elétrica no local.

ABS 12443

ATP – Auto Transporte de Pessoal
Veículo destinado a apoiar o serviço administrativo e de fiscalização em vistorias. Transporta até cinco militares.

MAS-015

MAS – Moto Aquática de Salvamento
Viatura empregada em operações de buscas e salvamentos aquáticos, atuando ainda como embarcação de ronda dos guarda-vidas nas operações verão do Corpo de Bombeiros do Paraná.

RPA

RPA – Aeronave Remotamente Tripulada
A RPA (“Remotely Piloted Aircraft", em português, Aeronave Remotamente Pilotada) é utilizada em diversas situações como monitoramento de incêndios, atividades de buscas e nas ações de Defesa Civil.

Estação Hidrológica

Utilizada para monitorando constantemente do Rio Marrecas em Francisco Beltrão, foi instalada no Quartel Central do 10º GB pelo Instituto Águas Paraná e SIMEPAR uma Estação Hidrológica. Além da estação, o 10º GB conta ainda com um sistema fotográfico de monitoramento das réguas de medição instalado no rio por uma equipe especializada do Japão.

Combate a incendio

Combate a Incêndio Estrutural/Urbano
O Equipamento de Proteção Individual utilizado em ocorrências de combate a incêndios estruturais é composto por:

• Capacete MSA Gallet: possui um casco rígido com proteção térmica e mecânica, conta com óculos de proteção, além do ecrã frotal. Um dos melhores capacetes fabricados para tal atividade;
  • Conjunto Capa/Calça: composta por quatro camadas de tecidos, também oferece proteção mecânica e térmica, podendo suportar uma temperatura aproximada de 600ºC.
  • Bota: oferece proteção contra objetos perfurantes, biqueira e palmilha de aço, além da proteção térmica.
  • Luva/Balaclava: busca proteção térmica das áreas não protegidas pelo capacete e das mãos.
  • Equipamento Autônomo de Proteção Respiratória: É fundamental para a segurança dos bombeiros quando adentram em ambientes com fogo e muita fumaça. Composto pelo cilindro de ar comprimido e a máscara respiratória.

Os materiais básicos para este tipo de atendimento são as mangueiras e esguichos de combate, além do equipamentos de entrada forçada Halligan e Tesoura Corta-Vergalhão. Estes são apenas alguns, dentre os mais variados materiais e equipamentos utilizados pela corporação.

Resgate Veicular

O Conjunto de Capa, Calça e Botas são os mesmos utilizados nas ações de combate a incêndio, porém itens como luvas e capacetes são específicos para esta atividade. O 10º Grupamento possui materiais de ponta que agilizam e profissionalizam o atendimento destas ocorrências. As ferramentas hidráulicas usadas na liberação das vítimas, calços de estabilização veicular, estabilizadores laterais e almofadas pneumáticas para elevação de cargas são alguns dos itens utilizados.

SARp

Salvamento em Águas Rápidas
As atividades de Salvamento em Águas Rápidas (SARp) necessitam de equipamentos que promovam a flutuação tanto do bombeiro quanto da vítima. Entre os principais itens destacamos a roupa de Neoprene que atua na proteção da pele e auxilia na flutuação e na manutenção da temperatura corporal, o colete flutuador, botas, luvas, capacete, mosquetão, canivete, o saco de arremesso e o bote inflável com remos.