Dia Nacional do Bombeiro é comemorado com solenidade. 02/07/2019 - 14:23

Militares da Reserva Remunerada e da ativa do 11º Grupamento de Bombeiros participaram na manhã desta terça-feira (2 julho), no Quartel da Vila São Carlos, em Apucarana, da Solenidade Alusiva ao dia Nacional do Bombeiro.

O dia foi instituído por meio do Decreto Federal nº 35.309, de 2 de abril de 1954. Conforme consta no texto do documento, a data tem como propósito "homenagear a Instituição que sempre recebeu demonstrações, as mais carinhosas, pelas constantes provas de valor e bravura e que já se tornou credora da estima pública pelos reais serviços que vem prestando ao país". A data coincide com a criação do primeiro serviço de extinção de incêndios no Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, criado em 2 de julho de 1856 por decreto imperial de D. Pedro II após dois incêndios sequenciais ocorridos no Teatro Imperial do Rio de Janeiro.

Nesses 163 anos os Corpos de Bombeiros se expandiram por outras províncias e estados, sempre mantendo seu caráter de serviço público e de doutrina militar de abnegação e disciplina, sob o lema “allienan vitae et bona salvare” (vidas alheias e bens a salvar).

Na solenidade ocorrida na cidade sede do 11º GB, foram entregues medalhas a militares que completaram 20 e 10 anos de serviço, além de uma homenagem com entrega de certificados a militares da Reserva Remunerada, que atuaram por muitos anos nos serviços de socorro público na Cidade Alta e região (fossem eles no combate a incêndio, no atendimento pré-hospitalar, em buscas e resgates ou nos trabalhos administrativos).

Parabéns a todos os bombeiros militares do Brasil.

Corpo de Bombeiros, por uma vida todo sacrifício é dever.