Solenidade alusiva ao Patrono da PMPR. 21/05/2019 - 13:54

Na manhã deste dia 20 de maio, na sede do 10º BPM, aconteceu a solenidade ao patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Joaquim de Moraes Sarmento. Joaquim Antônio e Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da PMPR por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, no ano de 1912, quando, no “Combate do Irai”, foi ferido no olho. Nasceu em 17 de maio de 1882 e ingressou na PM em 1907. Faleceu em 21 de abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.

No evento, militares foram agraciados com medalhas policiais-militares de ouro, prata e bronze, concedidas aos militares estaduais que completaram 30, 20 e 10 anos respectivamente, com bons serviços prestados. Foram homenageados, também, militares com a menção honrosa de mérito pessoal, destinada a homenagear as praças da corporação que tiveram reconhecidos seus méritos pessoais. Policiais militares que obtiveram os resultados mais proveitosos em ações de serviço também receberam homenagens.

Estiveram presentes na solenidade autoridades civis e militares, além da Banda de Música de Apucarana e da tropa composta por integrantes do 10º Batalhão de Polícia Militar, do 11º Grupamento de Bombeiros, da Guarda Municipal de Apucarana e do Bombeiro Mirim de Apucarana.

Fonte: Comunicação Social do 11º GB.
Fotos: Comunicação Social do 10º BPM.