Histórico - 11° GB - Apucarana

O Corpo de Bombeiros de Apucarana foi criado pela Lei Municipal n.º 044, de 31 de outubro de 1975, fruto de convênio celebrado entre os Chefes dos Poderes Executivos do Estado do Paraná e do Município de Apucarana, que autorizava a implantação de uma Seção de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná, cabendo ao Estado fornecer o elemento humano e ao Município todo o material, equipamento e meios para manutenção. Na mesma data, através da Lei Municipal n.º 045, foi criado o FUNREBOM (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros).

Mesmo depois de ter sido autorizada sua instalação, a Seção de Combate a Incêndio do Município de Apucarana só foi instalada definitivamente em 28 de janeiro de 1978, sendo denominado de 2ª Seção de Combate a Incêndio subordinada ao 3º Grupamento de Incêndio, sediado na cidade de Londrina (2ªSCI/3ºGI).

Em 27 de dezembro de 1994, através do Decreto Estadual nº 3024 do Governo do Estado, passou a estar subordinado ao 5º Grupamento de Bombeiros sediado na cidade de Maringá, denominando-se então 1ª Seção do 2º Subgrupamento do 5º Grupamento de Bombeiros (1ªSB/2ºSGB/5ºGB).

Em 12 de novembro de 2010, através do Decreto Estadual nº 8739 do Governo do Estado, passou a ser denominado Quarto Subgrupamento de Bombeiros Independente (4ºSGBI). Atualmente, por força do decreto 11.681/18, a unidade de Apucarana é denominada 11º Grupamento de Bombeiros, sendo subordinado administrativamente ao Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná.

11° Grupamento de Bombeiros - Apucarana

Comandante do 11º Grupamento de Bombeiros - Apucarana