Histórico - 12° GB - Guarapuava

12° Grupamento de Bombeiros - Guarapuava

HISTÓRICO DA UNIDADE

O Destacamento de Bombeiros do município de Guarapuava foi criado no ano de 1959, através de Decreto do Excelentíssimo Senhor Moisés Lupion, Governador do Estado na época. Por determinação do Senhor Coronel Manoel Cursino Dias Paredes Comandante do Corpo de Bombeiros, na época, foi deslocado um contingente em data de 20 de setembro do ano de 1958, ficando assim, constituída a guarnição para serviços de combate a incêndio, salvamentos e trabalhos preventivos desta cidade, a viatura de prefixo CB-7, Mercedes Benz, foi o primeiro equipamento de Combate a incêndios da cidade, seu primeiro comandante o Capitão Manoel dos Santos Ribeiro.

ft

Este contingente, que contava, na época, com 01 Sargento, 02 Cabos, e 07 Soldados, além de seu comandante, instalou-se provisoriamente, numa residência à rua Quintino Bocaiúva esquina com a rua Guaíra.

Ainda no ano de 1959, conforme convênio firmado entre a Prefeitura Municipal da cidade de Guarapuava e Estado do Paraná, foi por este construído o novo Quartel em um imóvel doado por esta Prefeitura e localizado à Rua Senador Pinheiro Machado, nº 1230.

Em 24 de novembro de 1959, com solenidade pública, este Destacamento foi oficialmente inaugurado, tendo sido feito diversas demonstrações de combate a incêndios em frente ao Paço Municipal.

Em 27 de dezembro de 1974, conforme Lei Municipal nº 18/74, foi criado o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros da   Polícia   Militar do Paraná (FUNREBOM), através de um convênio, e consequentemente, trouxe mais segurança para o município.

ft

Em março de 1984, iniciou-se a construção em alvenaria do novo Aquartelamento. Em 1989 o Quartel do Corpo de Bombeiros de Guarapuava passou a denominar-se SCI (Seção de Combate a Incêndios), em 1995 para SGB (Subgrupamento de Bombeiros), contando com 91 Bombeiros.

Em 12 novembro de 2010 passou a ser denominada 5º Subgrupamento de Independente de Guarapuava e sua área de atuação abrange 21 municípios. O Comandante atual é o Major QOBM Arlisson Sanches Sales.

ft

Por fim, no dia 12 de novembro de 2018 o então 5º Subgrupamento de Independente de Guarapuava, por meio do Decreto 11.681, que reestruturou unidades operacionais do Corpo de Bombeiros da PMPR, foi elevado para 12º Grupamento de Bombeiros do Paraná.

A cerimônia foi realizada na sede da Unidade, tendo como ponto alto o descerramento da placa de inauguração e a apresentação da flâmula do Grupamento. Representando a Governadora do Estado, o Coronel Adilson Castilho Casitas, ao usar a palavra, enalteceu a importância do momento, considerando o aumento do poder de ação do Corpo de Bombeiros para os próximos anos.

maj

Comandante do 12º Grupamento de Bombeiros