Viaturas e Equipamentos - 12° GB - Guarapuava

VIATURAS

O 12º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS DA CIDADE DE GUARAPUAVA/PR conta com uma frota de 52 viaturas entre elas viaturas administrativas e operacionais.

ABTR

CAMINHÃO – Os caminhões são do modelo ABTR (Auto-Bomba-Tanque-Resgate), que foi desenvolvido pelo Paraná e tem sido utilizado por outros Estados. Eles podem ser usados no combate a incêndio e no resgate de pessoas, com capacidade de 4,500 litros. Dispõem de conjunto desencarcerador hidráulico, utilizados para resgatar vítimas de ferragens em acidentes; equipamentos para corte de árvores e combate a incêndio florestal e urbano; equipamento para busca aquática; além de equipamentos básicos para atuar em acidentes com produtos perigosos, como roupas, máscaras de proteção respiratória e barreiras de contenção.

AA

AMBULÂNCIAS - Os veículos, de modelo Master Furgão, das marcas Renault e Sprinter Mercedes-Benz, são equipados com material de primeiros socorros, materiais para imunização de fratura, desfibrilador externo automático (DEA), suporte de oxigênio e outros acessórios essenciais para o atendimento de urgência e emergência.

PLA

PLATAFORMA DO CORPO DE BOMBEIROS APM 1616: Viatura utilizada em salvamento, combate a incêndio, e demais trabalhos em altura. (Marca Scania - ano 87/87). Chegou na cidade de Guarapuava/PR para compor a frota, do até então 5º SGBI, no dia 13 de março de 2014.

CMDO

VIATURA DO COMANDO DO 12º GB - Atualmente a viatura utilizada pelo comandante do 12º Grupamento de Bombeiros da Cidade de Guarapuava/PR, (Pajero Dakar Mitsubishi).

EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS

DRONE

AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA (RPA) -  A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, adotou em 2018 o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), conhecidas como "drones", para mapear áreas de risco e demais atividades que possam ser empregado o seu uso no Estado do Paraná.

ca

CAPACETES GALLET - Os Capacetes MSA-Gallet foram desenvolvidos para combate a incêndios estruturais, assistências em estradas, operações de resgate e para todas as

aplicações de uso pelos Bombeiros. São Capacetes que fornecem proteção à cabeça contra calor, chama, frio, eletricidade, água e objetos pesados ou pontiagudos.

Os Capacetes MSA-Gallet são utilizados por Bombeiros do Brasil e do mundo, principalmente na Europa.

O Casco é altamente resistente, pois é produzido em termoplástico injetado, totalmente reforçado. O acabamento é feito com uma camada brilhante de poliuretano. Possui uma crista longitudinal designada a auxiliar na absorção de choque.

Apresenta um Protetor Facial, aprovado de acordo com a Norma Européia - EN 166, que oferece proteção contra: calor radiante, faíscas, lascas, materiais particulados, líquidos, entre outros; protegendo os olhos e a face, evitando queimaduras na retina. A alta resistência deste Protetor deve-se ao acabamento banhado a ouro, com 9% de transmissão de luz. Possui camadas de revestimento anti-risco e antiembaçante.

Fonte: http://www.epirj.com.br/gallet_F1.pdf

DESENCARCERADOR HIDRÁULICO - Conjunto Desencarcerador Hidráulico de fabricação austríaca é composto por ferramentas hidráulicas de alta potência, utilizados para retirada de pessoas presas em ferragens, entre outras estruturas. O aparelho é composto por motor, ferramenta expansora, uma ferramenta de corte, um cilindro expansor telescópico, um carretel de mangueira dupla e uma corrente.

desencarceradores

vtra3