Viaturas e Equipamentos - 12° GB - Guarapuava

o 12º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava conta com uma frota de 52 viaturas entre elas viaturas administrativas e operacionais.

abtr

CAMINHÃO – Os caminhões são do modelo ABTR (Auto-Bomba-Tanque-Resgate), que foi desenvolvido pelo Paraná e tem sido utilizado por outros Estados. Eles podem ser usados no combate a incêndio e no resgate de pessoas, com capacidade de 4,500 litros. Dispõem de conjunto desencarcerador hidráulico, utilizados para resgatar vítimas de ferragens em acidentes; equipamentos para corte de árvores e combate a incêndio florestal e urbano; equipamento para busca aquática; além de equipamentos básicos para atuar em acidentes com produtos perigosos, como roupas, máscaras de proteção respiratória e barreiras de contenção.

vtra

CARRO DO COMANDO DO 12º GB - Atualmente a viatura utilizada pelo comandante do 12º Grupamento de Bombeiros da Cidade de Guarapuava/PR, (Pajero Dakar Mitsubishi).

vtra3

ambulancias

AMBULÂNCIAS - Os veículos, de modelo Master Furgão, das marcas Renault e Sprinter Mercedes-Benz, são equipados com material de primeiros socorros, materiais para imunização de fratura, desfibrilador externo automático (DEA), suporte de oxigênio e outros acessórios essenciais para o atendimento de urgência e emergência.

desencarceradores

DESENCARCERADOR HIDRÁULICO - Conjunto Desencarcerador Hidráulico de fabricação austríaca é composto por ferramentas hidráulicas de alta potência, utilizados para retirada de pessoas presas em ferragens, entre outras estruturas. O aparelho é composto por motor, ferramenta expansora, uma ferramenta de corte, um cilindro expansor telescópico, um carretel de mangueira dupla e uma corrente.