61 bombeiros do Primeiro Grupamento participarão da Operação Verão 17/12/2019 - 11:32

A Operação Verão deste ano começará oficialmente nesta sexta-feira (20) e contará com 61 guarda-vidas do Primeiro Grupamento de Bombeiros na composição do efetivo que trabalhará no litoral até o mês de março.

Prezando pela qualidade do serviço operacional e buscando o melhor desempenho nas missões de resgate aquático, os militares participaram ao longo de onze semanas de treinamentos específicos.

Treinamento em piscina:

Em parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), os treinamentos aos guarda-vidas foram realizados nas piscinas do Centro da Juventude Eucaliptos, no Alto Boqueirão e no Clube da Gente do Bairro Novo.

No início o treinamento foi com base técnica na natação, com o objetivo de alcançar o maior volume de nado. Posteriormente, os treinos focaram no resgate aquático em si, com tiros curtos e técnicas de salvamento.

Treinamento na praia:

No final de outubro os bombeiros desceram até o litoral para realizar uma sessão de treinamento na areia. Entre as atividades realizadas estão: entrada e saída do mar, corrida, travessia aquática de 1500m, técnicas de resgate de vítima, e aquathlon em equipe.

Travessia no Passaúna:

Nos dias 12 e 13 de novembro foi realizada uma instrução no Parque Municipal do Passaúna na qual a missão era fazer uma travessia de 1000 mts a nado através da represa.