Área de Atuação - 1º GB - Curitiba Sul

O 1º Grupamento de Bombeiros é a unidade responsável pelo atendimento da região Centro/Sul de Curitiba.

Hoje o município de Curitiba é dividido administrativamente em 10 Regionais, chamadas Ruas da Cidadania. Destas, 8 estão situadas no território sob jurisdição do 1ºGB sendo elas: Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, Cidade Industrial de Curitiba, Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho e Tatuquara.

Das 6 Bacias hidrográficas de Curitiba, 5 passam pela área de atuação do 1º Grupamento de Bombeiros: Passaúna, Rio Barigui, Rio Belém, Rio Iguaçu e Ribeirão dos Padilhas.

Atualmente a estrutura organizacional do 1ºGB é compreendida por 3 Subgrupamentos, sendo o 1º SGB responsável pelo serviço de Prevenção, o 2ºSGB que compreende o Posto Central, Posto Cajuru e Posto Boqueirão, e o 3ºSGB composto pelo Posto Portão, o qual constitui sede, Posto Bairro Novo e Posto CIC, o qual encontra-se desativado em virtude de obras que estão ocorrendo para melhor atendimento à população.

Mapa 1ºGB