Histórico - 1º SGBI - Ivaiporã

Logo após o incêndio que atingiu as instalações do antigo IBC - Instituto Brasileiro do Café - unidade de Ivaiporã, que foi totalmente destruído em meados do ano de 1990 a comunidade começou a se mobilizar para a criação de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Porém o clamor público para a instalação de uma sede do Corpo de Bombeiros aumentou ainda mais com um incêndio que destruiu totalmente uma residência e danificou as casas vizinhas na região central do município.

Somente no dia 10 de dezembro de 1996, através do art. 04 da Lei 966, foi aprovado pela Câmara dos Vereadores de Ivaiporã o Fundo de Reequipamentos do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), onde através do esforço conjunto da Prefeitura Municipal, Secretaria de Segurança Pública e o Comando do Corpo de Bombeiros, foi inaugurado no dia 02 de julho de 1997, nas antigas dependências do CIRETRAN, a 2ª Seção de Bombeiros de Ivaiporã, subordinada ao 2º Subgrupamento de Bombeiros do 5º Grupamento de Bombeiros - Maringá.

Em 01 de outubro de 2010, o Governador Orlando Pessuti através do Decreto 8477, o Corpo de Bombeiros de Ivaiporã foi elevado ao posto de 1º SGBI – Primeiro Subgrupamento de Bombeiros Independente, ficando agora subordinado diretamente ao Comando do Corpo de Bombeiros.

Atualmente tem como área de atuação os municípios de Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas e São João do Ivaí.

Fonte: Comunicação Social do 1º SGBI.

  • Miniatura