Corpo de Bombeiros de Irati encerra do Projeto Bombeiro na Escola e recebe caminhão 16/12/2011 - 11:10

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Cerca de 500 alunos de oito escolas da rede estadual de ensino de Irati se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, encerrado nesta quinta-feira (08), na Região dos Campos Gerais. O projeto é desenvolvido por meio de 10 aulas, nas quais são abordados temas como acionamento do Corpo de Bombeiros, prevenção e combate a incêndios, uso de extintores, primeiros socorros e noções de defesa civil. Uma parceria foi firmada com o núcleo regional de educação local para o desenvolvimento deste projeto piloto. 

“As duas últimas aulas são avaliação e uma visita ao quartel do corpo de Bombeiros. Nesta edição, também foi exibida no Cine Unicentro, uma sessão do filme Briga 49, aos alunos do projeto”, conta o capitão Elcio José de Meira, Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati. Ainda durante a solenidade de encerramento, foi entregue um caminhão de combate a incêndios, marca Volkswagen, ano 97, que substituirá como caminhão de apoio, o veículo da marca Mercedes Bens, ano 81. 

“O projeto é importante porque busca desenvolver a consciência da prevenção, para que a criança tenha conhecimentos básicos em situações de riscos, que tipo de informações deve passar para os bombeiros no momento de um acionamento, pois é interessante saber, por exemplo, se o incêndio é com vítima ou sem, para mandar caminhão e ambulância”, disse o Capitão ao explicar a importância do projeto, que deverá ser ampliado no ano que vem. 

O capitão também informou que foram feitos treinamentos com bonecos, abordagem primária, primeiros socorros, comportamento no fogo e primeiros socorros. As escolas participantes são: Escola estadual Pio XII, Colégio estadual Trajano Gracia, Escola estadual de Gonçalves Júnior, Colégio estadual nossa Senhora de Fátima (Guamirim), Colégio estadual Duque de Caxias, Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, Colégio São Vicente de Paulo e o Colégio João de Mattos Pessoa. 

O caminhão veio da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), “porque o nosso era muito antigo, com de 30 anos de uso; este novo é de 97, com capacidade de 4 mil litros de água, foi reformado, e agora está utilizado”, disse o Capitão Meira. 

Participaram da solenidade de encerramento, a vice-prefeita de Irati, Marisa Massa Lucas, o presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Antoninho Filipus, o Major bombeiro Wilson José Schirlo Mayer (Subcomandante do 2° GB e neste ato representando o Comando da unidade), o Major bombeiro Osni José Bortolini (idealizador do Projeto Bombeiro na Escola, e neste ato representando o Comando do Corpo de Bombeiros), o Capitão Elcio José de Meira (Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati) e o Tenente Ederson Pinheiro Crevelin (Subcomandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar), além de outros representantes de órgãos governamentais, diretores, professores, pais e alunos do projeto.



   

 

GALERIA DE IMAGENS