Histórico- 2º GB - Ponta Grossa

A primeira unidade organizada na área do 2o Grupamento de Bombeiros foi o Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, criado pela lei nº 16, de 29 de março de 1937, na gestão do prefeito Albary Guimarães. Sua instalação ocorreu dois anos depois, no dia 13 de agosto de 1939, após uma demonstração realizada com um carro bomba tanque na Avenida Dr. Vicente Machado, uma das principais da cidade. Na ocasião, os trabalhos foram dirigidos pelo Capitão Meister, Comandante do Corpo de Bombeiros de Curitiba, e executados por mais quatro bombeiros. No mesmo dia, foi inaugurado, na Praça Roosevelt, no Centro da cidade, o quartel do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa.

No ano de 1976, o Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa já contava com cinco viaturas operacionais; hoje, são dezenas de viaturas operacionais e administrativas, designadas nas nove frações que compõem o 2º GB.

No ano de 1981, as instalações físicas da sede da unidade foram totalmente remodeladas e ampliadas, permitindo uma maior operacionalidade e conforto aos integrantes do Corpo de Bombeiros. Ainda naquele ano, teve início a fase de descentralização dos serviços de bombeiros nos bairros, com a inauguração do posto de bombeiros da Vila Maria Otília, em 25 de fevereiro de 1981. Em 14 de setembro de 1985, foi inaugurado o posto Nova Rússia, e em 22 de outubro de 1988 o posto Uvaranas, reforçando a descentralização com o objetivo de diminuir o tempo-resposta no atendimento a ocorrências.

Em 1992, foi destinada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa uma área de 10.000,00 m2 no Distrito Industrial para a implantação de um centro de treinamento para o desenvolvimento e adestramento dos bombeiros da unidade. assim, foi criado o Centro de Capacitação Técnica (CCT), inaugurado em dezembro de 1996.

Em 15 de novembro de 1997, ocorreu a implantação do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) em Ponta Grossa, serviço que atende a uma média de quase 15 ocorrências diariamente.

Atualmente, a área de atuação do 2º GB compreende 40 municípios paranaenses, e em nove há quarteis militares: Ponta Grossa, Palmeira, Telêmaco Borba, Castro, Jaguariaíva, Irati, São Mateus do Sul, União da Vitória e Prudentópolis. A unidade abrange uma área de mais de 40 mil km2 e presta atendimento diário a uma população superior a 1 milhão e duzentos mil habitantes. Apenas no ano de 2018, foram atendidas 17.775 ocorrências em nossa região, o que mostra a importância da unidade para a preservação de vidas e de riquezas dos cidadãos da nossa área de atuação.

2º Grupamento de Bombeiros - Ponta Grossa

Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros - Ponta Grossa