Inauguração centro de treinamentos 4º GB. 07/08/2020 - 10:58

Na quinta-feira, dia 06 agosto 2020, realizou-se solenidade de inauguração do Centro de Treinamento de Proteção a Desastres Cabo Joaquim Gonçalves Filho, pertencente ao 4º Grupamento de Bombeiros em anexo à Sede do 3º CRBM, na Rua Jorge Lacerda, Cascavel - PR.

Com um total de aproximadamente 2.273,00 m² o Centro de Treinamento projetado para promover treinamento e atualização de Bombeiros Militares e profissionais da área de segurança do município de Cascavel e região. Conta com uma pista de combate a incêndios a gás com 4 obstáculos, um túnel para salvamento em espaço confinado, além de infraestrutura de acesso e estacionamento com um custo total de R$ 274.163,02 recurso proveniente do FUNREBOM de Cascavel.

O nome de “Centro de Treinamento de Proteção a Desastres Bombeiro Militar Cabo BM Joaquim Gonçalves Filho” foi escolhido em homenagem ao Cabo Bombeiro Militar da Reserva Remunerada Joaquim Gonçalves Filho, incluído nas fileiras do Corpo de Bombeiros no ano de 1986, o qual exerceu com maestria suas atividades nesta instituição até o ano de 2008, quando passou para a reserva remunerada, vindo a falecer em 2019 por problemas de saúde.

O nome de “Centro de Treinamento de Proteção a Desastres Bombeiro Militar Cabo BM Joaquim Gonçalves Filho” foi escolhido em homenagem ao Cabo Bombeiro Militar da Reserva Remunerada Joaquim Gonçalves Filho, incluído nas fileiras do Corpo de Bombeiros no ano de 1986, o qual exerceu com maestria suas atividades nesta instituição até o ano de 2008, quando passou para a reserva remunerada.

Sempre dedicado às atividades fins do Corpo de Bombeiros,  atuou na construção do Posto de Bombeiro avançado Ten. Edy, no Bairro  São Cristóvão, na cidade de  Cascavel-PR. Foi  o  primeiro  operador  da  Auto  Plataforma  Mecânica  (APM-2001)  do  4º  GB,   não   medindo   esforços   para   ensinar  seus colegas a maneira  correta e adequada  de operar tal viatura. Ele foi também um dos primeiros condutores da Carreta Tanque, largamente utilizada para abastecimento de água em combate a incêndios na cidade de  Cascavel e municípios circunvizinhos.

Prestou excelentes serviços junto ao 1º SGB – Cascavel, onde recebeu um elogio pelo atendimento de uma ocorrência de queda de veículo em meio líquido, em um local de difícil acesso, e que foram salvas duas vítimas.

O Cb. Joaquim faleceu no ano de 2019 em decorrência de um câncer, deixando esposa, a Sra. Ana Lúcia Ferres Gonçalves, três netos e quatro filhos: Marcus Vinicius Ferres Gonçalves, Willian Ferres Gonçalves, o Sd. QPM 2-0 Fernando Ita Ferres Gonçalves e o Sd. QPM 1-0 Eduardo Ferres Gonçalves.

Como forma de homenageá-lo, o Comando do 4ºGB nomeou o centro de treinamento como: Centro de Treinamento de Proteção a Desastres como Cabo BM Joaquim Gonçalves Filho.

Durante a Solenidade foi feito a entrega à esposa e aos filhos do homenageado uma lembrança em reconhecimento a pessoa do Cb. Joaquim, que deixou boas e inesquecíveis lembranças para todos que conviveram com ele.

O Evento teve como Anfitrião o Major QOBM Rogério Lima de Araújo, Cmt.  do 4º Grupamento de Bombeiros, e prestigiaram o Evento Autoridades Civis e Militares. Estando entre os presentes: o Exmo. Sr. Cel. QOBM Samuel Prestes, Cmt.  do Corpo de Bombeiros do Paraná; Cel. QOBM Fernando Raimundo Schunig, Coordenador Estadual da Defesa Civil; Ten-Cel QOBM Gelson Marcelo Janhke, Cmt.  do 3º Comando Regional de Bombeiros; Ten.-Cel QOPM Rubens Garcez da Luz, Cmt.  do 6º BPM;  1º Ten. QEOPM Paulo Roberto da Silva, Cmt. do Pel.BPEC; Deputado Estadual Márcio Pacheco; Exmo. Prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos; Rafael Brugnerotto, Vereador do Município de Cascavel; Ricardo Schneider, Inspetor-Chefe da 4º Delegacia da PRF; Luciana Paulista da Silva do Núcleo de Educação; Sr. Edson Zorek, Secretário Municipal de Planejamento e Gestão.

Aproveitando o Evento o Prefeito de Cascavel assinou autorização para aquisição de um Caminhão tipo Auto Bomba Tanque e Resgate para uso em Combate a Incêndio e Resgates Diversos no Valor de R$ 1.180.000,00.

Ao final da solenidade os presentes assistiram a uma demonstração de combate a incêndio e simulação de resgate em local confinado.