Planos de Contingência 11/05/2020 - 16:42

O 3º Comando Regional realiza esforços para manter atualizado o mapa de controle dos Planos de Contingencia dos 136 municípios de sua área de atuação. 
O trabalho é conjunto e continuo e enseja esforços dos Comandantes das Unidades Operacionais, dos Bombeiros Militares das seções de Defesa Civil (B8 das CORPDECS) bem como dos Coordenadores Municipais. 
Trabalho este que mais uma vez tem retorno, o que é possível ver pelo mapa, o qual demonstra que 100% dos municípios na área do 3º CRBM estão com seus planos atualizados. 
A elaboração dos Planos de Contingência encontra respaldo na Lei Federal 12.608 de 10 de abril de 2012, que atribui à responsabilidade para que os municípios elaborem Planos de Contingências. Sendo que o plano de contingência municipal é um importante instrumento, na orientação das ações de resposta a um determinado cenário de risco, facilitando as atividades de preparação e otimizando as atividades de resposta. É no plano de contingência que estará indicada às áreas de riscos, os recursos do município para enfrentamento a desastres, os abrigos no caso de realocação da população por um evento adverso tal como enchentes ou vendavais entre outas informações fundamentais.