Bombeiros de Cascavel participam de reunião com o Conselho Municipal do Meio-Ambiente 31/01/2019 - 11:25

Na manhã da quarta-feira (30), foi realizada uma reunião com representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Cascavel para tratativas quanto a situação das barragens no Município, em especial a do Lago Municipal de Cascavel – Parque Ecológico Paulo Gorski.

A reunião foi muito produtiva e esclarecedora, onde verificou- se que no ano de 2017 a Agencia Nacional das águas realizou uma fiscalização na barragem do Lago Municipal de Cascavel, classificando o Risco da barragem em conformidade com a Resolução nº 143 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que considera : 1- As características Técnicas da barragem, 2-o Estado de Conservação da Barragem e 3- o Plano de Segurança da Barragem.

Verificou-se também que a Barragem é segura quanto aos dois primeiros itens, porém por não haver na época um documento chamado Plano de Ação de Emergência, automaticamente pelo Art. 4, §3 desta Resolução, a barragem foi classificada no nível máximo de risco.

O Capitão Sinque, neste ato representando a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil , explica que ao ver somente a planilha e documentos, não traduz de maneira fidedigna a realidade in loco de que a barragem não apresenta nenhum perigo iminente de ruptura, rachaduras ou qualquer patologia.

O Município de Cascavel foi notificado quanto a necessidade de elaborar este Plano de Ação de Emergência somente no dia 20 de Dezembro de 2018 ( Data de Emissão do Ofício) pela águas Paraná, e que após os recessos de fim de ano foi recebido, onde todas as providências estão sendo realizadas pelos órgãos municipais e Estaduais, a fim de atender a exigência do Instituto águas Paraná. O prazo estipulado pelo Instituto foi de 24 meses, justamente por não haver risco iminente ou qualquer patologia na estrutura da barragem do Lago.

Estiveram presentes na 4ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, o Secretário Municipal do Meio-Ambiente, Sr. Wagner Yonegura, Gestor Ambiental da Secretaria do Meio-Ambiente, Sr. José Luiz Ferreira e o Analista de Águas da Sanepar, Sr. Luiz Antonio Lopes juntamente com o Capitão Murilo Sinque de Paula, o qual esta representando a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.

 

Fonte: Comunicação Social do 4° Grupamento de Bombeiros

GALERIA DE IMAGENS