Curso de Mergulho Autônomo realiza instrução na cidade de Cascavel 27/05/2014 - 10:30

A terceira edição do Curso de Mergulhador Autônomo que desta vez tem como corpo discente graduados do Corpo de Bombeiros da PMPR, Policia Militar do Paraná e Força Aérea Brasileira, que está sendo realizado na sede do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) e tem como objetivo formar multiplicadores de conhecimento para disseminarem a doutrina do mergulho autônomo nas unidades as quais pertencem.
Como parte das disciplinas necessitam de ambientes específicos para serem ministradas, levando em conta a pluralidade existente em todo o estado, o corpo de alunos e parte da coordenação do CMAut – 2014 foram para a cidade de Cascavel sede do 4º Grupamento de Bombeiros, onde tiveram aulas teóricas e práticas sobre Mergulho Independente e Técnicas de Busca Aquática, matéria esta ministrada pelo Cap. QOBM Antonio Schinda e pelo Cap. QOBM Rogério Aráujo.
Os alunos realizaram as atividades de orientação por bússola, prática de técnicas como a de espelho, busca circular e semi-circular, além da organização de uma operação real de Busca Aquática desde a logística até atividade fim.
Foram feitas aulas também na represa do rio Iguaçu, onde os alunos mergulharam cerca de 20 metros e como complemento das atividades foram realizadas aulas no Rio Piquiri para um contato com corredeiras e as dificuldades por elas impostas. Finalizando as atividades com a visita à uma propriedade rural das imediações onde existem várias cachoeiras onde os alunos efetuaram um mergulho para perceberem a dinâmica das águas naquele ambiente, local onde é comum a ocorrência de afogamento pela surpresa do banhista com o fluxo da água para dentro da cachoeira.