Histórico - 4º GB - Cascavel

Os trabalhos do 4° Grupamento de Bombeiros iniciaram-se no dia 11 de Abril de 1974 com a criação do FUNEBOM - Fundo Municipal de Estruturação do Corpo de Bombeiros na cidade de Cascavel, atuando em caráter provisório até Dezembro do mesmo ano, quando foi instalada a 4ª Seção de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, tendo como primeiro Comandante o 2º Tenente Eriovaldo José Ribeiro da Silva. A cidade de Cascavel antes disso fazia parte da área de abrangência do 2° Grupamento de Bombeiros (Ponta Grossa).

Em Maio de 1985, o Decreto Estadual nº 5.404 regulamentou a 4ª Seção de Combate a Incêndio como 4º Grupamento de Incêndio (GI), vindo a ampliar sua área de abrangência e sua estrutura.

Em 1988, foi inaugurado no Bairro São Cristóvão o Posto Ten. Edy e na região Sudeste da cidade o Posto Pioneiros Catarinense, que mais tarde seria denominado de “Posto Cb. Bonatto”, como forma de descentralização nos atendimentos de emergência. No mesmo ano, o Posto de Bombeiros do bairro São Cristóvão recebeu a denominação de Posto “Tenente Edy” em homenagem à memória do 1º Ten. Edy Gomes de Oliveira, falecido em 07 de fevereiro de 1979.

No ano de 1994, foi promulgado o Decreto Estadual nº 4489, estabelecendo a reestruturação do Corpo de Bombeiros, onde, os GI’s receberam a denominação de GB – Grupamento de Bombeiros.

Em 02 de julho de 1998 foi instalado no 4º GB, o atendimento pré-hospitalar as vítimas de trauma, com a implantação do SIATE, por meio de convênio entre Estado e Município.

No ano de 2000, mais um posto foi instalado na cidade de Cascavel, no bairro Claudete, denominado Posto Noroeste. Em julho de 2004 foram entregues as novas instalações do SIATE e um posto exclusivo para atendimento no Aeroporto de Cascavel.

Em 2007, o Posto Pioneiros Catarinense, passou a ser denominado de Posto Cabo Bonatto em homenagem póstuma ao bombeiro-militar Marcos Cesar Bonatto, falecido em atendimento a ocorrência no ano de 2006.

Neste interim, o 4º Grupamento de Bombeiros possuía 04 Postos de Bombeiros descentralizados (PB Noroeste, PB Ten. Edy, PB. Bonatto e PB Aeroporto) juntamente com o Quartel Central e suas sub-unidades localizadas nas cidades de Toledo, Pato Branco, Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Dois Vizinhos e Palmas atendendo na época um total de 84 municípios da região Oeste e Sudoeste do Estado.

Em 2011, as sub-unidades de Pato Branco e Francisco Beltrão tornaram-se subgrupamentos de Bombeiros Independentes, sendo que as cidades de Coronel Vivida, Palmas e Dois Vizinhos começaram a fazer parte da abrangência das áreas do Sudoeste, desvinculando-se assim do 4° Grupamento de Bombeiros.

Atualmente, o 4° Grupamento de Bombeiros possui 03 subgrupamentos nas cidades de Toledo, Marechal Candido Rondon e em Cascavel e sua área de atuação compreende 42 municípios com um efetivo de 265 bombeiros-militares.

FONTE: Comunicação Social 4°GB

• FOTO AEREA QUARTEL CENTRAL 4GB