Viaturas e Equipamentos - 4º GB - Cascavel

ABTR

 

 

ABTR (Auto Bomba Tanque Resgate)

Principal viatura da Unidade, utilizada para atendimento da maioria de ocorrências que envolvam atividades de resgate ou de combate à incêndios. Transporta 4.000 litros de água e grande quantidade de materiais, como por exemplo: motogerador de eletricidade, desencarcerador (utilizado para retirada de pessoas presas em veículos), motosserra, material de resgate em altura (cordas, mosquetões, fitas e freios), equipamentos para captura de animais, diversas ferramentas e outros.

 

 

AA (Auto Ambulância)

Viatura equipada para realizar o atendimento pré-hospitalar, que em linhas gerais resume-se à estabilização dos sinais vitais e imobilização da vítima, para que possa ser transportada ao hospital de forma adequada e segura.

AA

 

 

 

ABS

ABS (Auto Busca e Salvamento)

Na Unidade dispomos de quatro desses veículos que permanecem constantemente equipados e atuando diariamente em funções específicas.

ABS do Oficial de Área: equipada com diversos materiais de resgate como desencarcerador, almofadas pneumáticas, serra sabre, câmera térmica de combate a incêndio e diversas ferramentas.

ABS do Médico do SIATE: utilizada para prestar o atendimento às vítimas que necessitam de intervenção médica no local do incidente. Equipada com diversos materiais para uso do ....que garantem o Suporte Avançado de Vida.

ABS de Busca Aquática: equipada com materiais de mergulho para localização de objetos ou vítimas que se encontram submersos.

ABS de Incêndio Florestal: Utilizada para combate a incêndios florestais, equipada com um tanque de 1000 litros de água e motobomba com motor independente, além dos diversos equipamentos para este tipo de ocorrência como: abafadores, enxadas, pás, bombas costais e pinga fogo. Viatura versátil por seu tamanho reduzido e tração 4x4; excelente para atuar em locais de difícil acesso.  

ABS OF. ÁREA
ABS FLORESTAL

 

 

ABT (Auto Bomba Tanque)

Viatura de apoio que atua em incêndios de maior complexidade, nos quais sejam necessários maior quantidade de água para a realização do combate. Transporta 20.000 litros de água e 1.000 litros de LGE (líquido gerador de espuma – composto que ao ser misturado à água facilita o combate a incêndios, especialmente os que ocorrem em líquidos inflamáveis - derivados de petróleo, álcool e outros).

ABT
CT

 

 

 

CT (Carreta Tanque)

Viatura com maior capacidade de transporte de água da Unidade. Carreta com tanque de 30.000 litros de água e bomba de combate incêndio de maior potência e com motor independente. Utilizada para combate a incêndios de grandes proporções.

 

 

 

APM (Auto Plataforma Mecânica)

Viatura extremamente eficiente em ocorrências envolvendo trabalhos em altura (resgate vertical, corte de árvore, combate a incêndio em edifício). A Plataforma é equipada com um cesto aéreo capaz de elevar o bombeiro 30 metros além de possuir tubulação para transporte de água até esta mesma altura.

APM