5º GB comemora aniversário de 108 anos do Corpo de Bombeiros e promoção por ato de bravura 08/10/2020 - 13:01

Quartel Central do 5ºGB, 08/10/2020 - Hoje (08), foi realizada uma solenidade no Quartel Central da sede do 5º Grupamento de Bombeiros, em Maringá, em comemoração ao aniversário de 108 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. De dimensão singela em virtude dos cuidados necessários devido à pandemia, mas grande em significado, a cerimônia contou com a presença de bombeiros do serviço administrativo e operacional além do Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, Sr. Tenente-Coronel Adriano Barbosa.

Realizada a leitura da ordem do dia (em anexo), que é um documento exarado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná em alusão à data festiva, o 5º Grupamento de Bombeiros também aproveitou o ensejo para homenagear dois soldados bombeiros militares lotados em Maringá que foram promovidos em 23 de setembro de 2020 pelo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná por ato de bravura à graduação de Cabo Bombeiro Militar.

Fato que gerou a promoção

No dia 16 de fevereiro de 2019, em torno das 19h, ao realizar atividade física pela orla de Matinhos durante o horário de folga, o então Soldado Willian Sérgio Gonçales da Silva Júnior e o Soldado Fagner Willians Antonechen Gonçalves notaram uma aglomeração de pessoas na praia. Ao parar para averiguar a situação, notaram uma pessoa afogando-se em meio ao mar, cerca de 250 metros adentro. Naquele dia, um temporal com fortes ventos atingia Matinhos, o que deixava a condição do mar em condição de perigo.

Os soldados, sem nenhum tipo de equipamento apropriado para a situação, entraram na água e chegaram à vítima. Tratava-se de um homem com grave estado de afogamento, extremamente exausto e em pânico. O pavor da vítima fez com que, por diversas vezes, acabasse submergindo os militares, dificultando o resgate.

Apesar do mar agitado, baixa visibilidade, corrente de retorno e as características físicas da vítima, a dupla de bombeiros militares conseguiu realizar o salvamento, levando a vítima até a areia, onde realizaram o atendimento pré-hospitalar até a chegada da ambulância do Corpo de Bombeiros de Matinhos.

Para o 2° Tenente Policial Militar J. Silva, que visualizou todos os fatos, caso os bombeiros não tivessem se empenhado nesse salvamento a vítima certamente teria tido um destino infeliz.

O 5°Grupamento de Bombeiros parabeniza o Cabo Antonechen e Cabo Willian pela promoção conquistada à base do lema por uma vida todo sacrifício é dever.

Veja todas as fotos da solenidade em: https://photos.app.goo.gl/3Li9ubA5bydQkMqJA

Ordem do dia do Excelentíssimo Coronel Samuel Prestes, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná: clique aqui