5º GB divulga balanço dos atendimentos de 2020 08/01/2021 - 13:32

Em relação a 2019, o número de acidentes de trânsito, óbitos e incêndios em vegetação são destaques.

Quartel Central do 5ºGB (08/01/2021) - O 5º Grupamento de Bombeiros - 5ºGB é uma unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que possui sob sua responsabilidade a prestação dos serviços em 58 municípios paranaenses (consulte a lista através de um computador clicando aqui).

O 5ºGB é subdividido em outras duas áreas operacionais denominadas Subgrupamentos, as quais são sediadas em Maringá e Campo Mourão. Dessa forma, ocorre a coordenação para o atendimento das ocorrências, cujos números foram consolidados em um balanço contemplando os incêndios, acidentes de trânsitos e atendimentos pré-hospitalares (ferimento por arma de fogo, arma branca, quedas, entre outros) nos anos de 2018, 2019 e 2020.

O balanço e os gráficos podem ser visualizados neste link.

ACIDENTES DE TRÂNSITO

Da análise comparativa entre os anos de 2020 e 2019, verifica-se redução de 22% no número total de acidentes de trânsito atendidos em toda a área do 5ºGB. Ao focalizar apenas o município em que se deu o atendimento, constata-se que o decréscimo foi de 25% em Maringá, 32% em Campo Mourão, chegando-se a expressivos 43% em Goioerê.

Em contraponto, o número de óbitos no trânsito foi na contramão, aumentando 45% na área do Grupamento (94 em 2020 ante 65 em 2019). Em Maringá, 33 pessoas perderam a vida  no último ano, enquanto em 2019 foram 18 (acréscimo de 83%). Em Campo Mourão, foram 11 mortes no ano passado frente a 8 em 2019 (aumento de 38%).

Houve alteração no ranking das subnaturezas dos atendimentos. Em 2019, “Colisões” foram a principal subnatureza dos acidentes de trânsito, enquanto “Atropelamento” e “Choque contra Anteparo” (postes e árvores) dividiram o segundo lugar. Já em 2020, “Colisões” manteve a primeira posição, porém “Choque contra Anteparo” assumiu a segunda posição, ficando “Atropelamento” em terceiro lugar.

Uma potencial interpretação resultado da concatenação dos números e observações decorrente, é que as restrições de circulação de pessoas ao longo de 2020 acabaram, por consequência, reduzindo o número de veículos circulantes e de pedestres Dessa forma, houve reflexo direto no número total de acidentes de trânsitos, bem como a queda da subnatureza “Atropelamento” para o 3º lugar. O aumento do número de óbitos, que certamente não era o esperado, como consequência de colisões mais enérgicas, causando lesões mais severas.

INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO

Os incêndios em vegetação aumentaram em Maringá. Em 2019, foram 336 ocorrências dessa natureza; o número saltou para 414 no ano seguinte, ocasionando um aumento de 23%. Em contrapartida, o município de Mandaguaçu registrou uma diminuição de 67%, foram 43 registros em 2019 e 14 em 2020. Destaca-se também a queda de 22% nos números de incêndios em vegetação ocorridos na cidade de Campo Mourão.

Nesta área de atendimento, devemos ressaltar que em 2020 o Estado do Paraná vivenciou um período de estiagem histórica, o que impactou o número de incêndios atendidos em algumas áreas do 5º Grupamento, com destaque especial ao período compreendido entre os meses de junho a setembro. Vale destacar que a literatura nesta área do conhecimento evidencia que os incêndios em vegetação são originados majoritariamente pela ação humana. A estiagem, por si só, não é fator de aumento dos números, mas sim um agravante.

INCÊNDIOS EM EDIFICAÇÃO

Em Campo Mourão, os incêndios em edificação em 2020 (37 atendimentos) subiram 19% em relação a 2019 (31 ocorrências). Goioerê, por sua vez, registrou aumento de 90%, uma vez que foram 19 incêndios em 2020 frente aos 10 de 2019. Maringá e Sarandi apresentaram redução de 5% e 9%, respectivamente.

Na cidade canção, apesar da redução estatística, houve o grande incêndio que sinistrou um grande shopping atacadista, mobilizando inúmeros recursos humanos e materiais para o combate, que perdurou por dias.

Atualizado às 21h10min de 08/01/2021.