Bombeiro militar promove série de avaliações de desempenho no 5°GB  25/09/2020 - 16:26

Quartel Central do 5°GB- 25/09/2020: Foi realizado nesta sexta-feira (25), o primeiro teste de avaliação de desempenho em Salvamento Veicular no quartel central de Maringá. A análise faz parte de um estudo de mestrado desenvolvido pelo 2° Sargento Dalla Valle. Serão mais cinco equipes que passarão pelo mesmo processo, que visa o aprimoramento dos salvamentos veiculares. 

 

A proposta é avaliar o desempenho dos bombeiros diante de uma colisão. Para isso, é elaborado um cenário que simulada a realidade, composto por dois automóveis, uma vítima e diversos obstáculos que dificultam o atendimento. A proposta é observar como os bombeiros se saem diante dessa situação. 

 

São quatro avaliadores que analisam aspectos técnicos das operações realizadas pelos bombeiros no atendimento. O tempo também é um fator importante para avaliação. 

 

No total serão 36 bombeiros militares avaliados. Após o término desse processo, o 2°Sargento Dalla Valle irá sugerir melhorias no resgate e realizar treinamentos para aprimorar o atendimento veicular com base nos resultados cientificamente encontrados. Também será realizado um comparativo entre o antes e depois do curso. 

 

O autor do projeto nos conta um pouco sobre a motivação para o estudo. Ele destacou que viu uma oportunidade de melhorar ainda mais o processo de resgate de vítimas em acidentes veiculares. Por isso, ele irá analisar os atendimentos e propor melhorias no processo de resgate.  

 

Os próximos bombeiros e locais em que serão realizados os treinamentos ainda vão ser definidos.