Corpo de Bombeiros do Paraná comemora 108 anos 13/10/2020 - 15:20

Sob a designação de 5°Guarnição de Fogo (GF), foi instaurada em 08 de agosto de 1957 a primeira sede da unidade do Corpo de Bombeiros em Maringá. Ela funcionava em um alojamento de dez metros quadrados, construído em uma estrutura de madeira entre as Avenidas Paraná e Tamandaré. 

Em 31 de março de 1973 foi inaugurado um novo quartel de alvenaria. 

Ao longo desses anos de dedicação à comunidade, houve grandes ocorrências atendidas pelo nosso grupamento. 

No final da madrugada do dia 25 de março de 1984 os bombeiros da guarnição combateram um incêndio de grandes proporções em Maringá. O fogo foi em um estabelecimento comercial. Depois de dois dias e todas as viaturas tipo bomba-tanque empregadas, os militares conseguiram cessar as chamas no local.  Um combate muito longo e intenso!

Outro grande incêndio combatido pelos nossos bombeiros militares aconteceu em 27 de abril de 1990, em um edifício de 42 andares. O local ainda estava em construção. Após empregar todo efetivo da época e mais seis viaturas auto-bomba-tanque (ABT) o fogo foi apagado. 

Em 1994, a unidade passou a ser denominada de 5° Grupamento de Bombeiros.

O 5°GB é uma instituição militar, e atualmente, é comandado pelo Tenente-Coronel Adriano Barbosa.  Vale destacar também, que esse Grupamento tem a maior área de atuação do Paraná, somando o total de 58 municípios cobertos e conta com dois subgrupamentos. São eles: 1°SGB Maringá e o 2°SGB Campo Mourão. 

Desde seus primórdios, a instituição surgiu com a missão de combater incêndios, realizar salvamentos e resgates e atuar na prevenção contra desastres. Tais objetivos são constantemente cumpridos pelos quase 300 bombeiros militares do grupamento. Mediante o lema ‘por uma vida todo sacrifício é dever' que nossa história foi construída. Diante do suor de homens e mulheres nosso quartel continua escrevendo sua história.