Graves ocorrências durante o final de semana são atendidas pelo 5° Grupamento de Bombeiros 05/10/2020 - 10:31

Acidentes de trânsito e incêndios florestais são os destaques

Quartel Central do 5ºGB, 05/10/2020 - O 5° Grupamento de Bombeiros, por meio de seus quartéis em Maringá, Sarandi, Campo Mourão e Goioerê, atendeu diversas ocorrências neste final de semana (03 e 04/out), das quais destacamos:

SÁBADO (03/10/2020)

- 12h14min - Incêndio Florestal em Paiçandu na Rua São José, 666, Jardim Catedral

Terreno composto por vegetação rasteira, bambuzal e área de preservação permanente. Não foi possível apurar a área total atingida, porém os trabalhos duraram pouco mais de duas horas e meia.

Foram aplicados um caminhão de combate a incêndio e duas caminhonetes, das quais uma dotada com kit para combate a incêndio florestal, além de um caminhão pipa da Defesa Civil do município.

- 16h42min - Colisão Auto x Caminhão com vítima presa na Rodovia PR-323 KM 170 em Paiçandu

Triagem coletou informação de que colisão entre um Fiat Palio e um caminhão gerou uma vítima presa nas ferragens. Foram deslocados ao local um caminhão de resgate de um dos quartéis de Maringá, o Oficial de Área, e por meio do SAMU, uma ambulância e uma viatura dotada de suporte avançado de vida (médico/a, enfermeiro/a e condutor socorrista).

No local, as equipes realizaram o desencarceramento do condutor do automóvel, um homem de 29 anos, que esteve consciente e orientado em todo o atendimento, porém com trauma importante em tórax associado a uma fratura em perna direita (ossos tíbia e fíbula).

Após o trabalho de salvamento, que compreende dentre outras ações o desencarceramento, a vítima foi atendida e estabilizada pelas equipes de saúde, sendo encaminhada para o Hospital Santa Casa de Maringá.

DOMINGO (04/10/2020)

- 10h39min - Afogamento em Floresta na PR-317 KM 100

Em apoio ao SAMU, que despachou imediatamente o suporte aeromédico, o Corpo de Bombeiros enviou uma ambulância com destino ao Rio Ivaí, região do Salto das Bananeiras. Entretanto, a vítima foi retirada por terceiros antes da chegada dos dois recursos (aéreo e terrestre). Posteriormente chegaram informações relatando que a vítima veio a óbito.

Por este motivo, ressaltamos a importância de que sejam seguidas as orientações e instruções que as equipes de emergência repassam por telefone, o que certamente aumenta a chance de salvamento da vítima, pois diversas condutas podem ser adotadas pelos presentes sob orientação a distância.

- 02h24min - Queda de Motociclista de viaduto na Estrada Oswaldo de Moraes Correa, 1000, Parque Industrial em Maringá (atrás do Quartel do Corpo de Bombeiros no Maringá Velho)

Triagem coletou informação de que um motociclista caiu do viaduto parando sobre a grama ao lado da linha férrea, perfazendo uma queda de 8 metros de altura. Foram despachados ao local um caminhão de resgate, uma ambulância e o Oficial de Área, enquanto o SAMU enviou também um Suporte Avançado de Vida.

Chegando na cena, constatou-se tratar de um jovem de 17 anos, que estava consciente porém confuso, com trauma de crânio, de tórax (pneumotórax e fratura de arcos costais), sinais de hemorragia interna e diversas contusões e escoriações pelo corpo. Foi atendido e encaminhado ao Hospital Bom Samaritano de Maringá.

- 16h50min - Incêndio Florestal em Campo Mourão na BR-487 KM 172 entre Campo Mourão e Tuneiras D´Oeste
Quando o Corpo de Bombeiros foi acionado, recebeu a informação de que quase 12 alqueires de palhada de aveia já haviam sido consumidos por incêndio iniciado, segundo proprietários e solicitante, em um cemitério desativado no centro daquela área rural. Considerando que as chamas atingiram área de mata nativa, dois caminhões de combate a incêndio do Quartel de Campo Mourão em conjunto com 4 bombeiros militares realizaram o trabalho de controle e extinção do incêndio. Pouco mais de 8 alqueires de mata foram destruídos. Além dos recursos do Corpo de Bombeiros, oito pessoas ligadas às propriedades rurais, tratores, maquinário e caminhões pipa contribuíram com os trabalhos, que perduraram por cerca de três horas e meia.

- 19h35min - Incidente com Múltiplas Vítimas na BR-376 KM 188

Informação de que um Fiat Uno, um Chevrolet Cruze, um GM Monza e uma Toyota Hilux envolveram-se em uma colisão na BR-376 nas proximidades do Egytus Motel, havendo diversas vítimas, configurando-se um IMUV - incidente com múltiplas vítimas. O Corpo de Bombeiros, por meio do seu quartel em Sarandi, deslocou um caminhão de resgate, enquanto o SAMU 192 e a VIAPAR despacharam ambulâncias e dois suportes avançado de vida. De um total de 11 vítimas, 5 receberam atendimento e foram encaminhadas para hospitais.

Com informações de 2° Tenente Filipake, Cabo Bonadio, Cabo Adriano, Soldado Paola e Enfermeira Fernanda SAMU.

Créditos dos fotos e vídeos: Corpo de Bombeiros do Paraná