Mesmo com chuva no domingo, região de Maringá registra incêndios ambientais de grandes proporções 28/09/2020 - 18:23

Quartel Central do 5°GB- 28/09/2020: O 5º Grupamento de Bombeiros, a partir dos quartéis de Maringá, registrou quatro ocorrências de grandes incêndios ambientais neste domingo (27) em Floresta, São Jorge do Ivaí e Maringá. Foram aplicados todos os recursos de combate a incêndio e resgate disponíveis totalizando uma carreta-tanque para apoio de água, três caminhões, três caminhonetes, treze bombeiros militares e mais de 40.000 litros de água, sem contabilizar os recursos privados utilizados pelos proprietários das terras atingidas.

Apesar da chuva em algumas cidades de nossa área de atuação, ela não foi suficiente para extinção dos incêndios, especialmente os dois ocorridos em Maringá.

Ocorrências do Domingo
Floresta: acionamento às 11h20min após pedido de apoio da Defesa Civil municipal que realizava o combate em área rural. Produtores rurais aplicavam seus recursos (tratores, arados, caminhões-pipa) evitando a propagação das chamas na palha residual da colheita de milho, que era velozmente empurrada pelo forte vento. Atingiu áreas de reserva legal durante sua propagação. A linha de fogo percorreu quilômetros. Segundo proprietários no local, cerca de 100 alqueires foram queimados, trazendo prejuízos além das áreas de mata outros relacionados com a perda de calcário e gesso já lançados sobre a terra. Somente em torno das 15h25min é que o incêndio foi extinto.

São Jorge do Ivaí: acionamento às 13h10min, em apoio à Defesa Civil municipal. Neste incêndio, cerca de 20 caminhões-pipa privados, inúmeros tratores e grades para arar a terra estavam  na área rural auxiliando, assim como em Floresta,  no controle das chamas. Fortes indícios de incêndio criminoso, pois os focos eram dispersos, não configurando um fogo continuo, e com predominância de áreas verdes.

Continuação da Avenida Kakogawa (Maringá): acionamento às 14h20min para conter incêndio de grandes proporções que atingia área de reserva legal e outras áreas verdes de fundo de vale, além de resíduos de plantação de milho. Dois proprietários relataram que um homem de motocicleta insistentemente coloca fogo naquelas áreas. O combate também se deu em pontos distantes entre si. Ao anoitecer, a operação precisou ser suspensa devido aos riscos constatados pelo Oficial de Área para com os bombeiros militares.

Jardim Oriental (Maringá): Às 15h41min, nossa central recebeu uma nova ligação de incêndio criminoso em fundo de vale. Uma testemunha presenciou o início do fogo causado por ação humana, motivo pela qual a Polícia Militar foi acionada.  para coletar dados e buscar identificar os culpados. As chamas foram extintas em torno das 17h, sendo os recursos remanejados para a avenida Kakogawa.

Diante do empenho de todas as viaturas para controlar o fogo na região, os pedidos de corte de árvore em decorrência da forte chuva convectiva que atingiu alguns bairros de Maringá precisou ser absorvida pela SEMUSP através da Defesa Civil Municipal.

Novamente a ação humana trouxe prejuízos, especialmente comprometendo os recursos de socorro a emergência com vida humana.

Colocar fogo, especialmente em áreas ambientais, é crime. Denuncie através da Ouvidoria de seu município, Polícia Militar ou Guarda Municipal.

Fotos: 1/2/3 Incêndio na Avenida Kakogawa, em Maringá.

Fotos: 4/5/6/7 Incêndio em São Jorge do Ivaí