Apresentação - 6º GB - São José dos Pinhais

6º Grupamento de Bombeiros - São José dos Pinhais

HISTÓRICO DO 6°GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS é o resultado do esforço de muitas praças, oficiais e civis, os quais através dos anos contribuíram para alicerçar uma história de respeito ao nosso público que nos levaram ao mérito de uma das mais bem conceituadas organizações públicas desta Cidade. As referências que aqui fazemos servem como memorial de uma história pujante construída por muitos.

Em 1974, foi inaugurado o primeiro Quartel de Bombeiros da Cidade, localizado nas proximidades do Aeroporto Afonso Pena, na Avenida Rocha Pombo. Três Bombeiros formavam a guarnição diária do ABT 09, um pequeno caminhão FORD movido à gasolina, o principal instrumento para atender as emergências de incêndio da Cidade e do Aeroporto.

Seu Primeiro comandante foi o 1º Ten QOA JORGE MARTINS e a primeira ocorrência registrada foi um desabamento no bairro Boneca do Iguaçu. Em 1978, através de convênio entre o ESTADO DO PARANÁ e a INFRAERO transferiu-se o Quartel de Bombeiros para dentro do Aeroporto, lá recebendo o nome de Seção Contra Incêndio

A missão do Corpo de Bombeiros vai além do combate a incêndios. Novos equipamentos foram necessários para atendimento crescente da venturosa Cidade, o que demandou em 1980 na criação do Fundo de Reequipamento do Bombeiro, criado pela Lei 21/80 e Decreto Municipal 237/80, possibilitando deste modo, em 1982, a instalação de mais uma fração de Bombeiros, localizada na Rua Janiópolis, nº 2001, bairro Cidade Jardim, construído com madeiras provenientes do Centro de Adestramento Presidente Carlos Cavalcante. Sua primeira ocorrência atendida foi um princípio de incêndio em casa de madeira causado por superaquecimento da chaminé.

Em 1994, foi inaugurado o quartel tenente Enéias Almeida Eidan sob o comando do 1º tenente Luiz Mario Martins Moreira com a denominação de 3ª seção de combate a incêndio do 1º grupamento de incêndio (GI).

Com a demanda crescente e pelo reconhecimento da excelência em atividades especializadas, socorrismo, busca e salvamento aquático, busca e salvamento em montanhas e terrenos inóspitos, os bombeiros foram agraciados com a elevação de sua Seção de Combate a Incêndio à condição de Sede de Grupamento de Bombeiros, surgindo assim em 1994 o 6º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS. Para receber toda esta estrutura de grupamento e ser sede administrativa regional de 29 Municípios da Região Metropolitana da Capital e Sudeste do Estado, conforme decreto Estadual 4489, de 27 de dezembro de 1994.

Em 1996, São José dos Pinhais foi contemplado com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência – SIATE, que nestes 15 anos de existência já realizou mais de 34.677 ocorrências, salvando muitas vidas.

Em 2005, por problemas estruturais do Posto Cidade Jardim, onde bravamente foi quartel de bombeiros por 23 anos, teve que ser desativado por não apresentar mais condições adequadas para o serviço.

Em 2010, com a nova reestruturação do Corpo de Bombeiros, através do Decreto nº 8529, de 13 out 2010, com a criação do 7º Grupamento de Bombeiros, a área de atuação do 6º GB passou de 29 para 14 municípios.