Histórico - 7º GB - Curitiba Norte

PB_Cabral

PB Cabral

A história do 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB) se funde com a história do Posto de Bombeiros do Cabral, que começou a atender provisoriamente a partir de 01 de agosto de 1975, sendo oficialmente inaugurado em 02 de dezembro de 1976, endereço Av. Munhoz da Rocha nº 1431, bairro Cabral, primeiro Comandante 2º Ten. QOBM Edison Luiz Pinto.

Atendimento em caráter provisório em 01 Ago 1975, inauguração oficial em 02 Dez 1976, endereço Av. Munhoz da Rocha nº 1431, bairro Cabral, primeiro Comandante 2º Ten. QOBM Edison Luiz Pinto, pertencendo ao 1º GB. Passou por uma reforma e posteriormente em 05/04/2011 passou a compor o 7º GB, tendo como comandante o Asp. Wallacy Xavier de Souza de Araújo. No primeiro dia de serviço, efetivamente como 7º GB, as viaturas usadas foram ABTR 6319 e AA 8276.

Devido ao progresso da região e sua localização geográfica, em 1994 o Posto de Bombeiros do Cabral passou a ser sede do 3º Subgrupamento do 1º GB (3º SGB/1º GB). Como subunidade era responsável pelo atendimento de grande parte da região norte, nordeste e parte da região leste de Curitiba; tendo sob sua subordinação os Postos de Bombeiros de Santa Felicidade e Infraero (atualmente desativado).

Em 2008, após uma reforma, o Posto foi reinaugurado com a denominação de 3º Sargento Oscar Antônio Fernandes, como uma justa homenagem ao valoroso bombeiro que aos vinte três anos e nove meses de serviço prestado à comunidade, veio a falecer em serviço, durante um corte de árvore, em 2006.

Em 13 de outubro de 2010 o 3º SGB/1º GB passou à condição de 7º Grupamento de Bombeiros. O Posto de Bombeiros do Cabral passou de sede do 3ºSGB do 1ºGB para sede do 1º SGB do 7º GB no dia da criação do 7º GB, 5 de abril de 2011, tendo os Postos de Bombeiros do Cabral, Bairro Alto, Pilarzinho e Santa Felicidade como postos do 1º SGB. Efetivamente instalado em 5 de abril de 2011, com a mesma instalação e um aumento do efetivo, tendo o Sr. Ten.-Cel. QOBM Ricardo Silva como primeiro e comandante, atualmente temos como Comandante o Sr. Maj. QOBM Rogério Côrtes Schreiber e Subcomandante o Sr. Maj. QOBM Mario Sérgio Garcez da Silva.

Após a conclusão do ultimo curso de CFSd realizado em 2017 o Posto de Bombeiros do Cabral foi temporarialmente desativado e passa por reformas e ampliação, a Sede do 7º Grupamento de Bombeiros permanece instalada no bairro Alto da XV.

Inaugurado em caráter provisório, o Posto de Bombeiros de Santa Felicidade - posto 1º Ten QOBM Elcio José Wisneski, pertencendo ao 1º GB, em 17 Set 1990, inauguração oficial em 8 Mar 1991. Como primeiro comandante 1-º Ten QOBM Wellington de Farias Ramos. A primeira viatura do posto foi ABT-2103, o qual foi comprado pela associação comercial do bairro. O PB passou a integrar o 7º GB após sua criação em 2011 com a 1º Tenente Thayane Gracielle Batista de Lima Menezes como comandante. Como posto do 7º GB as primeiras viaturas a serem utilizadas foram o ABTR-7786 e a AA-8309. Tem responsabilidade de atender os bairros Lamenha Pequena, Butiatuvinha, Orleans, Santa Felicidade, São Braz, Santo Inácio e Cascatinha.

Inaugurado em 20/09/2002, o Posto de Bombeiros do Bairro Alto foi construído e equipado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, compondo o 1º GB. Na data da inauguração as viaturas que estavam na rampa eram o ABT – 4499 e a AA – 4388. Em 2011 passou a fazer parte do 7º GB, com as viaturas ABTR – 7787 e AA – 8315, tendo como comandante o Asp. Antonio Mendes Vieira Junior. Atual comandante 2º Ten Mariana Michele Coutinho da Silva. Tendo como responsabilidade, juntamente com o PB Cabral de atender os bairros Alto da Glória, Juvevê, Ahú, Cabral, Alto da XV, Hugo Lange, Bacacheri, Jardim Social, Tarumã, Bairro Alto, Atuba, Tingui, Boa Vista, Santa Cândida, Barreirinha e Cachoeira.

O Posto de Bombeiros do Pilarzinho – Posto Ten.-Cel. QOBM João Carlos Pinkner, foi inaugurado no dia 2 de Abril de 2005 pela Prefeitura Municipal de Curitiba, representando a vontade expressa desta Prefeitura com a integração com os órgãos e ações do Estado a favor da vida dos cidadãos, sendo este o maior patrimônio da Cidade.

Com sede na Rua Amauri Lange Silvério, 331 – bairro Pilarzinho - a partir do ano de 2011 passou a integrar o 7º Grupamento de Bombeiros, atendendo uma área que vai do próprio Bairro Pilarzinho até o Bairro do Jardim Social, tendo como responsabilidade ainda, atender sinistros na região do Centro Cívico do município de Curitiba, atual comandante 2º Ten. QOBM Gustavo Henrique Ferreira Alves.

SEDE Alto da XV

Sede Alto da XV