Histórico - 7º SGBI - Santo Antônio da Platina

O Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina foi inaugurado no dia 22 de Julho de 1.999, sendo denominado inicialmente como Posto Avançado de Bombeiros e posteriormente, como 4ª Seção de Bombeiros, tendo como primeiro Comandante, o então 1º Ten. QOBM José Antônio Marcante.

Com o passar dos anos, as instalações físicas do quartel passaram por sucessivas reformas e ampliações, sendo que após alguns danos estruturais, no ano de 2012 foram iniciadas as tratativas para construção de uma nova sede ao Corpo de Bombeiros do município, havendo ainda, um estudo estratégico para possibilitar a elevação da unidade para um Subgrupamento de Bombeiros Independente da região do Norte Pioneiro do Paraná, devido às características de posição geográfica estratégica e potenciais atendimentos na região. Dessa forma, podemos citar como principais ícones dessa conquista o Ten. Jefferson Gregório e o Deputado Pedro Lupion, os quais com muita honra representaram as recentes conquistas deste aquartelamento. E na sequência, o Ten. Camilo, de uma forma brilhante deu continuidade aos trabalhos da Unidade, sendo o atual Comandante até o presente momento.

O que era um sonho, finalmente tornou-se realidade através do Decreto Governamental nº 11.681, o qual amplia e enaltece o trabalho da Corporação no Norte Pioneiro. Assim, a Unidade Operacional foi elevada a categoria de Subgrupamento de Bombeiros Independente com sede no município de Santo Antônio da Platina e compreenderá, além do município sede, outros 20 municípios da região, sendo composto pela 2ª Seção de Bombeiros em Jacarezinho e Postos de Bombeiros Comunitários nos municípios de Cambará, Ibaiti e Siqueira Campos.

Na noite de hoje, presenciamos um momento histórico de enorme importância ao Corpo de Bombeiros de Santo Antonio da Platina e do Paraná, pois reflete o trabalho do comando local e o imensurável apoio da Prefeitura Municipal. Além disso, será construída a nova sede com recursos do Estado estimados em aproximadamente 9 milhões de reais, com início das obras previsto para o ano de 2019. O novo aquartelamento levará o nome “Tenente Jefferson Gregorio”, falecido no dia 18 de novembro de 2017, sendo uma perda irreparável, considerando a conduta exemplar e o imenso profissionalismo apresentados pelo então 1º Tenente Jefferson Gregorio.

CORPO DE BOMBEIROS: “ POR UMA VIDA TODO SACRIFICIO É DEVER!”