Grupo de Náufragos é salvo pelo Corpo de Bombeiros em Guaratuba. 12/03/2020 - 10:16

Um grupo de cinco pessoas passou por um grande susto no mar de Guaratuba na noite de ontem. Pouco antes das 19h, a embarcação em que estavam afundou e os componentes ficaram à deriva, já sem iluminação solar. Todos trajavam coletes Salva-Vidas, o que garantiu sua sobrevivência e facilitou o salvamento.

O pedido de socorro veio dos próprios náufragos, que possuíam um telefone celular em funcionamento e conseguiram passar os dados para orientação. Para alcançá-los, a equipe pediu que ligassem a lanterna do celular e, muito ao longe, o Bombeiro Militar que pilotava a moto aquática da corporação avistou o sinal luminoso e chegou até o grupo. Há aproximadamente 3 km da costa (circulo verde da imagem), três dos ocupantes permaneciam flutuando com os coletes no mar, aguardando socorro, enquanto dois haviam saído nadando em direção a terra para pedir socorro. Os três foram retirados pelo jetski e pela embarcação inflável do grupamento e foram encaminhados para a praia, onde um quarto integrante já aguardava em segurança.

Então iniciaram-se as buscas ao quinto e último integrante do grupo, que havia ficado para trás na natação. A escuridão do horário era um fator de grande dificuldade, porém os Soldados BM Viana e Rossi persistiram até localizar a vítima, que nadava sozinha, ainda de colete flutuante, há aproximadamente 400m da areia (circulo azul da imagem), na região próxima à praia central de Guaratuba. Ele foi, então, embarcado e levado para junto dos demais amigos.

Tudo terminou bem, em grande parte porque os resgatados fizeram a utilização dos equipamentos de segurança e mantiveram a calma, apesar das condições adversas. O Corpo de Bombeiros orienta: ao embarcar em lanchas, jetskis e outros, sempre utilize o colete salva-vidas. Caso caia na água, mantenha a calma, permaneça flutuando e peça ajuda. Auxilie crianças e pessoas com dificuldade, apenas depois de estar devidamente equipado e seguro.

Paranaguá, 12 de março de 2020.

1º Tenente Virginia Turra

Oficial de Comunicação Social do 8º Grupamento de Bombeiros - Litoral.