Capacitação em salvamento vertical 13/08/2019 - 11:23

Entre os dias 05 e 09 de agosto de 2019, o 8º Grupamento de Bombeiros realizou uma capacitação em Salvamento Vertical para dezesseis Bombeiros Militares da Unidade, com especial atenção ao efetivo do 1º Sub Grupamento de Bombeiros – Paranaguá e Morretes, Frações responsáveis por efetuar a primeira resposta a incidentes na área do Parque Estadual do Marumbi, local bastante frequentado por montanhistas não somente do Paraná, mas do Brasil e diversos estrangeiros também.

Instrução

A capacitação contou com a participação do instrutor de socorro alpino Ronaldo Franzen, conhecido como “Nativo”, o qual contribuiu com técnicas próprias para o socorro efetuado em montanha, serviço este bastante peculiar e diverso da atividade de socorro em altura executado em ambiente urbano e industrial. Ressalta-se também o apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Corpo de Socorro em Montanha (COSMO) e da concessionária da Ferrovia RUMO na organização logística do evento.

instrução

Durante a capacitação o efetivo treinou e executou diversas atividades como ancoragens, rapel, ascensão e principalmente técnicas de abordagens de pessoas em situação de risco no ambiente vertical, com necessidade de remoção em maca. Para finalizar o treinamento foi realizado um exercício simulado noturno com a remoção de uma vítima do ponto conhecido como “marmeleiro” na trilha Noroeste do Pico do Marumbi.

instrução

Com esta capacitação, o 8º Grupamento de Bombeiros oferta maior segurança à comunidade em geral e em especial aos turistas e montanhistas que frequentam o Parque Estadual do Marumbi, pois, podem contar com um aparato de socorro capacitado para responder à eventuais incidentes ocorridos.