Histórico - 8º SGBI - Cianorte

O Corpo de Bombeiros de Cianorte teve a sua fase inicial no ano de 1978 através de contatos mantidos entre o 1º Ten Miguel Kfouri Neto, Comandante do Corpo de Bombeiros de Maringá e o Prefeito Municipal Dr. Francisco Honório Arieta Negrão, o qual após a aprovação da Câmara Municipal sancionou as leis que criavam a Taxa Urbana de Serviços e a Taxa de Vistoria, a que instituía o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros no Município e que autorizava o Município a firmar convênio com o Estado do Paraná, visando instalar e equipar o destacamento de Bombeiros de Cianorte.

Por problemas de ordem administrativa, embora com as leis aprovadas, foi somente no ano de 1985 por solicitação do Rotary Club Cianorte, é que foram abertas novas conversações entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal, passando a estudar a viabilidade da implantação.

Em 1987, agora a pedido da Associação Comercial de Cianorte, foram liberadas 20 (vinte) vagas para Soldados Bombeiros Militares através da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a serem recrutados no próprio Município, os quais, após formados, retornariam à Cianorte para prestarem serviços.

Em 26 de Janeiro de 1989, foi inaugurado o Quartel do Corpo de Bombeiros de Cianorte num prédio reformado sito na Rua Curitiba, nº 1.906 – Zona 02, ocasião em que, com a presença do Sr. Cel Miguel Arcanjo Capriotti, Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, do Exmo. Sr. Secretário de Segurança Pública Dr. Antônio Lopes de Noronha e do Prefeito Municipal Sr. Edno Guimarães, foi assinado convênio entre o Município e o Estado.

O Corpo de Bombeiros de Cianorte recebe a denominação de Terceira Seção de Combate a Incêndios (3°SCI)  do Segundo Sub-Grupamento de Incêndios do Quinto Grupamento de Incêndios (2°SGB/5°GB), com área de atuação nos municípios de Cianorte, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Tomé, Tapejara, Terra-Boa, Tuneiras d’Oeste, São Manoel, Guaporema e Cidade Gaúcha.

Com a criação de mais quatro Grupamentos de Bombeiros e 4 Sub Grupamentos de Bombeiros Independente em 2010, o Corpo de Bombeiros de Cianorte foi elevado ao status de Segundo Subgrupamento de Bombeiros, agora subordinado estruturalmente ao 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá (2ºSGB/5°GB) e tendo como seu Comandante o 1º Tenente Adriano Alves.

Em 12 de Setembro de 2013, foi inaugurada sua nova Sede, um prédio construído especialmente para atender as necessidades de um quartel de Bombeiros, situado na Av. Allan Kardec, nº 700 – Parque Industrial, uma localização estratégica para melhor atender a população.

O Capitão Adriano Alves permaneceu no comando até o dia 30 Mar 2017, momento em que o 1º Ten. Cezar Perdoncini assumiu o comando de Cianorte, que contava com o efetivo de 01 Capitão, 01 Aspirante, 03 Sub-Tenentes, 03 Segundo Sargentos, 03 Terceiro Sargentos, 03 Cabos e 17 Soldados, totalizando 31 Militares.

No dia 12 de Novembro de 2018, por meio de decreto 11.681 que reestruturou unidades operacionais do Corpo de Bombeiros da Pmpr, o Segundo Sub Grupamento de Bombeiro do Quinto Grupamento de Bombeiro, (2°SGB/5°GB) foi elevado à unidade independente, se desvinculando da unidade de Maringá, denominando-se Oitavo Subgrupamento de Bombeiros Independente Cianorte.

No atual momento o Corpo de Bombeiros de Cianorte, denominado como Oitavo Subgrupamento de Bombeiros Independente (8°SGBI) possui o efetivo de 01 Major, 03 Tenentes, 03 Sub-Tenentes, 02 Primeiro Sargentos, 03 Segundo Sargentos, 03 Cabos e 17 Soldados, totalizando 32 Militares. Sua área de atuação abrange o município de Cianorte e seus respectivos distritos, e os municípios de  Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, São Manoel do Paraná, Guaporema, Cidade Gaúcha, Tuneiras d’Oeste, Araruna e Moreira Sales.

• Fachada do atual quartel do Corpo de Bombeiros de Cianorte