Ato marca lançamento da pedra fundamental da nova sede do 9ºGB e entrega de novas viaturas 17/03/2021 - 13:03

Na manhã desta quarta-feira, 17 de março, um ato singelo marcou, a história do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu: o descerramento da pedra fundamental para a construção da nova sede do 9ºGB.

Localizada no bairro Vila A, a nova construção com um investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 19.148.431,82, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), terá 5.849,51 m² de área construída e abrigará toda a logística e coordenação do atendimento de emergências do Corpo de Bombeiros na região conformada por 11 municípios: Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante D’Oeste.

Concentrando os serviços de manutenção e reposição do SIATE, almoxarifados, Central de atendimento às emergências (COBOM), rampas de lavagem, desinfecção e mecânica para o reparo de viaturas, serviço administrativo e operacional, a nova estrutura representará melhoria nas condições de atendimento ao público e do trabalho dos homens e mulheres que compõe a Corporação. A obra tem previsão de 16 meses para a conclusão.

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná Militar, Coronel Gerson Gross, essa é uma obra merecida e importante para a população da região que, juntamente com a modernização de equipamentos e novas viaturas, vem tendo suas expectativas atendidas nos serviços prestados pelos bombeiros.

ENTREGA DE DUAS NOVAS VIATURAS

Na mesma ocasião, foram entregues duas novas viaturas ao 9ºGB que passarão a compor o trem de socorro na cidade: um caminhão Volkswagen Constellation 17.330, zero quilômetro, ano 2020, modelo 2021, com 330 cavalos de potência e transmissão automática adaptado para ser uma viatura auto bomba tanque resgate, adquirida com recursos do Estado do Paraná no valor de R$922.000,00 e que será utilizada em operações de combate a incêndio e salvamento.

Outro veículo adquirido com recursos somados de 204 mil reais, via emenda parlamentar do deputado Coronel Washington Lee Abe, no ato representado pelo Pastor Edmar Costa, é uma ambulância a qual será utilizada em operações de atendimento pré-hospitalar de natureza traumática.

O ato ainda contou com a presença do Comandante do  3ºCRBM, Ten.-Cel. Altemistoncley Diogo Rodrigues, do vice-prefeito da cidade de Foz do Iguaçu Delegado Francisco Sampaio, do Presidente da Câmara do Município, Ney Patrício da Costa e do ex-Comandante da Unidade Ten.-Cel. Marcos Antônio Jahnke, um dos percursores do projeto da nova sede do 9ºGB.

Durante esta atividade, foram seguidas todas as medidas sanitárias, protocolos e orientações emanados pelos órgãos de saúde no que concerne ao combate e prevenção à COVID-19.