Bombeiros do 5º SGBI encerram Capacitação em BREC 19/03/2018 - 08:50

Na data de 15 de março de 2018 encerrou-se a Capacitação em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) para o efetivo do 5º SGBI, atingindo 98% (noventa e oito por cento) do efetivo da Unidade, estando todos aptos ao atendimento de ocorrências desta natureza.

As atividades foram desenvolvidas no município de Guarapuava com aulas teóricas e práticas, sendo repassados protocolos internacionais de atendimento para estes tipos de ocorrências, bem como, conhecimentos referentes a abertura de acessos nos escombros, movimentação e estabilização de cargas, utilização de ferramentas, equipamentos, acessórios, utilização de equipamentos de Proteção Individual (EPI), técnicas de busca, resgate e transporte de vítimas.

Esta formação visa também atender ao Decreto Estadual n° 7337/2017, que instituiu a Força Tarefa de Resposta a Desastres no Estado do Paraná, o qual tem como finalidade proporcionar uma eficiente resposta frente aos desastres, reunindo, organizando e direcionando recursos para o atendimento de ocorrências de grande vulto. O treinamento de BREC é um dos requisitos para compor a Força Tarefa.

Com o término deste treinamento, um novo grupo composto por 5 bombeiros com a formação em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e Salvamento em Aguas Rápidas (SARp) serão selecionados para comporem a Força Tarefa e permanecerão em regime de sobreaviso, disponíveis para atender eventuais acionamentos em qualquer área do Estado do Paraná.