Histórico - 9º SGBI - Paranavaí

O Corpo de Bombeiros de Paranavaí foi criado em fevereiro de 1982, a partir da estruturação do FUNREBOM - Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, partindo da iniciativa do Poder Executivo, representado na época pelo Exmo. Sr. José Vaz de Carvalho.

No dia 8 de outubro de 1982, o Corpo de Bombeiros de Paranavaí passou a funcionar efetivamente em prédio próprio na Avenida John Kennedy, 565, Jardim Iguaçu, sua atual sede.

O quartel fazia parte do 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá, como uma Seção de Bombeiros. Com o Decreto nº 11.681 de 12 de novembro de 2018, foi-se elevado a um Subgrupamento de Bombeiros Independente, aumentando o quadro organizacional e recursos oriundos do Estado, melhorando ainda mais, por consequência, a qualidade do serviço prestado à sociedade da região.

O 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente atua na prevenção de afogamentos, durante o verão, nos portos e prainhas do extremo noroeste do Estado: Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá. Com mais de 15 mil atuações em 2018/2019, entre advertências, orientações, resgates, dentre outros serviços prestados, a Operação Verão Costa Extremo Noroeste é a segunda maior operação verão do Estado do Paraná. Neste serviço, nossos bombeiros com apoio de guarda-vidas civis permanecem em nove postos, distribuídos nos três portos, durante toda a operação, prevenindo afogamentos e realizando outros serviços como atendimentos pré-hospitalares, buscas de pessoas, apoio a outros órgãos, etc.

Atualmente, o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente atende 34 municípios do noroeste do Estado, estando em sua área de atuação os rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e outros de menor porte. Para tanto, desempenha com eficiência e orgulho as missões de defesa civil, busca e salvamento, prevenção e combate a incêndios e atendimentos pré-hospitalares.

Comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente
Major QOBM Sandro Rodrigues Geraldo