GOST - Grupo de Operações de Socorro Tático

O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) é um grupo especial do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná. Ele constitui-se em um pequeno efetivo de bombeiros, especialmente treinados, para atuarem em situações onde haja a necessidade de equipamentos e técnicas especiais.

ORIGEM
O Grupo de Operações de Socorro Tático foi recentemente criado em 2006. Até 1994 o Corpo de Bombeiros do Paraná possuía um Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). A necessidade de efetivo levou à dissolvição dessa OBM (Organização de Bombeiro Militar) para complementar outros GBs (Grupamento de Bombeiros) inseridos na época. O objetivo era constituir Seções de Busca e Salvamento em todos os GBs e SGBIs (Subgrupamentos de Bombeiros Independentes), tornando-os operacionalmente autônomos. O que de fato, até o surgimento do GOST, ainda não havia ocorrido.
O GOST foi oficializado pelo Governo do Estado em outubro de 2010.

Viatura Auto-busca e Salvamento