2º Fórum Regional de Proteção e Defesa Civil da 5ª Coordenadoria Estadual de proteção de Defesa Civil 03/12/2018 - 15:58

Aconteceu no dia 25 de março de 2014 o 2º Fórum Regional de Proteção e Defesa Civil da 5ª CORPDEC, nas dependências da UNICESUMAR, no Município de Maringá.

As atividades foram coordenadas pelo Major BM Jorge Inácio da Silva, Coordenador Adjunto da 5ª CORPDEC, para o evento foram convidados os prefeitos e coordenadores municipais de defesa civil dos 93 (noventa e três) municipios pertencentes a região e autoridades locais, e contou com a presença dos comandantes das subunidades e supervisores dos Postos de Bombeiros Comunitários.

A solenidade de abertura foi presidida pelo Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil e Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, Ten-Cel Claudio Luiz Zanlucas e pelo Prefeito em exercício Dr. Cláudio Ferfinandi. O Coordenador operacional da Defesa Civil e Secretário municipal de serviços públicos do Municipio de Maringá Sr Wagner Mussio, fez uma palestra relatando sobre as principais atividades desenvolvidas no municipio e da importância da preparação e articulação da Defesa Civil local. Na oportunidade o 1º Ten. PM João Claudio Schena ministrou palestra sobre o tema, elaboração de projetos de proteção e Defesa Civil. O Sd PM Silvio Rodrigo palestrou sobre o tema, decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública. O técnico Administrativo, Misael Marcio Ferreira Borges, ministrou palestrou sobre o tema, plano de contingência, os trabalhos foram encerrados na parte da tarde com as palestras do Major BM Jorge Inácio da Silva, abordando o tema sobre aspectos jurídicos da Defesa Civil e o 1º Ten. BM Alexandre Mançano Cavalca que palestrou sobre Operacionalização do Sistema de Comando de Incidentes (SCI).

Compareceram ao evento 89 (oitenta e nove) participantes de 41 (quarenta e um) municipios da região da 5ª CORPDEC, que ao final do evento tiveram oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes e discutir sobre os temas podendo assim dirimir dúvidas sobre os asssuntos tratados no fórum, principalmente quanto ao preenchimento do plano de contingência.