4º GB - Operação Verão Costa Oeste 2018/2019 – Orientações aos banhistas 02/01/2019 - 08:58

Durante os mais de 70 dias da Operação Verão, o Corpo de Bombeiros do Paraná atuará nos balneários do Litoral do estado e também nas costas Oeste/Sudoeste/Noroeste. Na Costa Oeste serão 12 guarda-vidas distribuídos nas praias artificiais de Entre Rios do Oeste, Porto Mendes e Quedas do Iguaçu.

O aumento da temperatura traz também o aumento da procura por locais para se refrescar como rios e cachoeiras. A não adoção dos cuidados necessários com a segurança eleva consideravelmente o número de afogamento. A procura por situações que ajudam a tornar uma diversão muito mais perigosa é comum, por exemplo, as pessoas improvisarem boias com materiais que não são adequados como colchões infláveis, garrafas pet e até mesmo pneus. Para tentar prevenir esse tipo de acidente, o Corpo de Bombeiros faz alguns alertas e dá orientações.

Dicas

• No barco, caiaque ou lancha, use sempre colete salva-vidas e nunca tire a proteção para mergulhar.

• Obedeça à sinalização de perigo pois dela também depende a sua vida.

• Mantenha distância das pedras e bocas de rios, pois o que lhe parece bonito e atrativo constitui também um perigo

• Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves. Dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio.

• Não deixe crianças brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas.

Escolha o local para nadar:

• Procure um local conhecido e vá sempre acompanhado

• Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas

• Ao ingerir bebidas alcoólicas evite entrar na água

• Não se afaste da margem

• Não pule de cima de cachoeiras

• Ao deparar-se com uma situação de emergência (aforamento), ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros 193• Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos")

• Não tente salvar pessoas em situações de afogamento sem possuir capacitação para isso, prefira jogar flutuadores, cordas ou pedaços de madeira

• Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Guarda-vidas

Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.