Abertura da “Operação Quati João” 05/06/2020 - 16:25

Abertura da “Operação Quati João”

Na data de hoje (5), no auditório do CCB, assim como em outras Unidades  do Corpo de Bombeiros, foi dado início à “Operação Quati João – O Meio Ambiente Também é Seu” de conscientização, prevenção e preparação para o combate aos incêndios florestais no Estado do Paraná.

O nome da operação é uma homenagem ao precursor e entusiasta da matéria de “Combate a Incêndios Florestais” senhor Ten.-Cel. QOBM João Carlos Pinkner.

Este ano devido a anormalidade da forte estiagem que atinge o Estado do Paraná, houve a necessidade de antecipar o início da operação, pois observou-se um crescente aumento nas demandas de combate a incêndios em áreas de matas, restingas e florestas.

A partir de agora, dependendo da demanda da região, serão formadas equipes especializadas no combate aos incêndios florestais que permanecerão em pronto emprego, 24 horas por dia, totalmente equipadas para este propósito.

Devido a especificidade destes incêndios e os locais onde ocorrem, são utilizadas desde técnicas e equipamentos diferenciados até veículos mais leves e equipados que chegam aos mais remotos locais, seja em campos abertos, montanhas ou regiões de matas mais densas, pois uma das características deste tipo de incêndio é a facilidade de mutação de tamanho e de direção que pode vir a tomar, dependendo da modificação dos ventos e da formação geológica que alcançar, demandando maior conhecimento teórico e prático.

Nesta cerimônia foram homenageados com a Medalha de Mérito de “Operações em Incêndios Florestais” os Bombeiros Militares Paranaenses que atuaram na “Operação Amazônia” no ano de 2019, lutando bravamente contra os incêndios que assolaram o Estado do Pará, na Floresta Amazônica, obtendo êxito nas missões em que foram demandados.

Faça parte desta operação você também, evitando atear fogo em locais abertos, e assim atuar na prevenção dos incêndios ambientais.

Algumas dicas e informações importantes serão disponibilizadas em nossas redes sociais semanalmente, siga e divulgue o @bombeirosparana, no Instagram e Facebook, e nos ajude a fazer do Paraná o Estado com o menor índice de incêndios ambientais.