Aqueles que ajudam também sofrem 21/09/2020 - 11:31

Vamos falar sobre suicídio?

Sim, falar sobre ele, porque é só explorando e conhecendo que podemos adquirir ferramentas para lidar com o suicídio ou sua possibilidade.

Nós, bombeiros, mas seres humanos como qualquer outro, possuímos diversas imperfeições e estamos aprendendo a lidar com as dificuldades e mudanças naturais da vida. Muitas vezes, por tentarmos controlar mais que deveríamos e por possuirmos várias expectativas, nos frustramos e não sabemos lidar com essas frustrações. Sentimos angústia, dor, tristeza, ansiedade, preocupação excessiva. E assim, é possível, que ao pensar que aquela dor é maior que a gente ou que a dor não terá um fim, em uma tentativa de fuga, na busca de acabar com essa dor, pensemos na possibilidade do suicídio.

A verdade é que o suicídio, apesar do exemplo que citamos, tem diversas causas possíveis e a abordagem profissional para evita-lo deve ser específica para cada caso, focada no indivíduo especial que é cada um. Mas como quem não é profissional pode auxiliar a evitar? 

1. Acolha aquele companheiro que está com algum problema;

2. Esteja realmente interessado e demonstre isso por esse companheiro;

3. Escute, deixe-o se abrir, porque isso alivia. O sentimento que é escondido e não resolvido só tende a crescer e incomodar mais. Então deixe ele “pôr para fora”;

4. Não julgue, porque o problema pode ser igual para duas pessoas, mas elas nunca o sentirão e enfrentarão exatamente igual;

5. Busque compreender este companheiro. E compreender é mais que entender! A palavra vem do “prender com”, ou seja, estar realmente com, exercendo o máximo de empatia possível;

6. Sugira a este companheiro a busca de ajuda profissional.

E como o mês se refere a prevenção ao suicídio devemos pensar em como evitar que ele seja sequer considerado. 

Todos os dias, com cada pessoa que lidamos podemos auxiliar, agindo com educação, respeito e bondade porque, muitas vezes, não sabemos o que cada um está passando além do que demonstra. Seja o melhor exemplo que puder no enfrentamento de seus problemas. Elogie. Cuide de sua equipe. 

Por fim que possamos refletir para dar um sentido positivo para nossa existência, cuidando de nossos sentimentos. E lembremos que, conforme diz Augusto Cury, que inclusive palestrou no 1º Seminário de prevenção ao suicídio do Corpo de Bombeiros da PMESP, no momento de dificuldade, tudo que é necessário é uma vírgula, uma vírgula para deixar a última frase para trás e começar tudo de novo.

 

Conteúdo: 1º Ten QOBM Andre Schulmeister Fonseca