Auto Plataforma Mecânica atua em incêndio em Curitiba 01/09/2020 - 10:40

Um incêndio no 15º andar de um prédio no bairro Água Verde mobilizou bombeiros militares da região de Curitiba para atendimento neste último domingo (30).

O fogo atingiu três salas comerciais de uma empresa de locação de equipamentos de foto/vídeo e consumiu além dos materiais de locação, líquidos inflamáveis que eram usados para a manutenção desses equipamentos. Felizmente, por se tratar de salas comerciais, no momento do incêndio não havia pessoas no interior da edificação.

Dentre os recursos empregados pelo Corpo de Bombeiros - todos de suma importância para o controle da cena - destacou-se o emprego da Auto Plataforma Mecânica (APM).

No momento da chegada das equipes, as escadas do prédio já estavam totalmente tomadas por fumaça e o acesso ao local do incêndio bastante dificultado. Neste contexto, o emprego da Plataforma Mecânica foi fundamental, pois o combate feito pela parte externa da edificação permitiu que as chamas não se alastrassem para as demais unidades do prédio.

Contribuiu, também, para que as equipes chegassem ao local do incêndio com mais segurança, uma vez que a caloria produzida pela queima dos materiais fora diminuída e a intensidade das chamas reduzida drasticamente.

O incêndio foi controlado rapidamente graças ao emprego eficiente dos recursos humanos combinado com viaturas modernas e projetadas para incêndios em edificações elevadas, características dos grandes centros urbanos.

As plataformas contam com escada e tanque de água com capacidade para quatro mil litros de água. Elas alcançam até 54 metros de altura (um prédio de 18 andares) e são cruciais para o atendimento mais eficaz de ocorrências desta natureza. No Paraná, há 3 (três) plataformas como esta. O investimento total nas três unidades foi de R$ 10,5 milhões, entregues pelo Governo do Estado em Outubro de 2019.

A utilização dessas plataformas fazem parte do processo de modernização da corporação, objetivando a melhoria no serviço prestado à comunidade Paranaense em prol da proteção à vida e ao patrimônio.

Fotos: RICMAIS e RPC