Bombeiros participam de simulado de Salvamento Vertical e Ambiente Confinado em conjunto com a Sanepar 09/02/2018 - 10:10

Apesar de não ocorrerem com frequência na região, as ocorrências de salvamento em altura e resgate em ambientes confinados possuem dificuldades de operacionalização que demandam do bombeiro militar um apurado preparo técnico.

Na tarde de quarta-feira (07) parte do efetivo do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão participou, juntamente com a equipe de segurança da Sanepar – Regional de Francisco Beltrão, de um simulado onde os militares acompanharam o treinamento dos funcionários da empresa e ao mesmo tempo puderam aplicar e aprimorar as técnicas de salvamento vertical e resgate em ambientes confinados.

O simulado foi realizado na estrutura de distribuição de água na cidade de Marmeleiro e além dos participantes, estavam presentes o gerente regional da Sanepar, Lindomar José Votteri, além do prefeito municipal de Marmeleiro, Jaimir Darci Gomes da Rosa.

“Para nós do Corpo de Bombeiros, oportunidades como essa nos permitem treinar o efetivo, refinando as técnicas aprendidas ao longo da carreira, de modo que o nosso serviço seja de excelência. Ao mesmo tempo proporciona a integração da instituição com demais parceiros”, explicou o Comandante da 1ª Seção de Bombeiros de Francisco Beltrão, Tenente Jônatas Barrionuevo Theodoro.

Fazendo parte do Plano Anual de Instrução da unidade, está previsto para o mês de Abril um treinamento de Resgate Vertical com duração de uma semana. Diversas atividades serão desenvolvidas e o objetivo é reunir integrantes das 3 Seções de Bombeiros que pertencem ao 3º SGBI, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Capanema.