Campanha Novembro Azul contra o câncer masculino 04/11/2019 - 10:24

Novembro Azul

 

O Novembro azul é um movimento em âmbito mundial criado para conscientizar o público masculino a respeito da importância da prevenção contra o câncer de próstata.

O câncer é a divisão desenfreada de células em um determinado órgão, causado pela mutação de genes responsáveis pela regulação destas multiplicações e até pelo tempo de vida celular.

Ao longo do tempo vamos fazendo escolhas em nossas vidas (consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, sedentarismo, acidentes químicos, etc.) que nos afetam em níveis intracelulares, isto é em nossos genes, causando ou potencializando sua mutação e retirando a capacidade de gerenciamento daquelas multiplicações celulares. Deste modo, as células que somente se multiplicariam para restaurar um tecido danificado ou que substituiriam um tecido velho passam a multiplicar-se desenfreadamente, o que é chamado de câncer.

Dados de 2018 indicam que no Brasil 31,7% dos casos de câncer em homens são na próstata e a taxa de mortalidade em 2017 foi de 13,4%, o que o coloca em segundo lugar, perdendo somente para o câncer de pulmão. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que no ano 2019 sejam diagnosticados 14.110 novos casos de câncer de próstata no Brasil.

Dos homens portadores de câncer de próstata 1 a cada 41 morrerá da doença, o que se reduziria drasticamente se houvesse a detecção precoce, pois a possibilidade de cura nestes casos é de 90%.

Homem, com mais de 40 anos de idade, previna-se, procure seu médico e deixe seus exames de rotina em dia.

Tire fotos com o laço azul e ajude a campanha marcando @bombeirosparana nas redes sociais.