Corpo de Bombeiros de Irati completa 70 anos 17/12/2018 - 11:49

Na data de 8 de dezembro o Corpo de Bombeiros de Irati completou 70 anos de serviços prestados a população da região Sudeste, sendo o terceiro Quartel mais antigo do Estado do Paraná. As comemorações iniciaram-se no dia 7 de outubro com uma Missa de Ação de Graças, em 8 de outubro juntamente com os 106 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, foi realizada uma solenidade militar na Colina Nossa Senhora das Graças, onde foi encaminhado, pelo Prefeito Municipal, o Sr. Jorge Derbli à Câmara Municipal de Irati o Projeto de Lei para criação do Dia Municipal do Bombeiro de Irati, e a condecoração da Comenda, Medalha e Moeda “Mérito Pérola do Sul”. Durante esses dois meses foram realizadas diversas atividades, formaturas, solenidades, visitas em escolas, simulados, competição entre as Seções de Bombeiros de Irati. Foram desenvolvidos os seguintes projetos: Projeto “História Viva – Semeando o Futuro que contempla o plantio de 70 árvores que serão cuidadas e preservadas pelos bombeiros, o Projeto Cidade Viva que contempla a revitalização de 700m do leito do Rio das Antas que corta nossa cidade, o Projeto Memória, que no dia de Finados, identificou os túmulos dos bombeiros que trabalharam em Irati.

Foi realizado ainda um Culto de Ação de Graças, na Igreja Assembléia de Deus, onde o Pastor Preletor foi o Cel. QOBM Fábio Mariano de Oliveira.

Durante a semana dos 70 anos tiveram diversas atividades das quais destaca-se no dia 6 de dezembro “Jantar Dançante”, onde foram entregues as Comendas, Medalhas e Moedas “Mérito Pérola do Sul”, dentre os agraciados destacam-se os que receberam a Comenda Mérito Pérola do Sul, o Cel. PM RR Carlos Ernesto Brüekmann – Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati 1961/1972, o Cel. BM RR Edemilson de Barros, Cel. QOPM Péricles de Mattos, futuro Comandante da Polícia Militar do Paraná, natural da cidade de Irati, além do Sargento BM RR Emídio Schiller e do Soldado BM RR Braz Bianco, os quais foram dois dos primeiros bombeiros a trabalharem no Quartel de Irati.

No dia 7 de dezembro, foi realizada uma formatura militar onde contamos novamente com a presença do Cel. QOBM Péricles de Mattos, que presidiu a solenidade e que entregou as homenagens aos bombeiros militares que trabalharam e trabalham no Corpo de Bombeiros de Irati, e civis condecorados com a Medalha Mérito Pérola do Sul. O Exceletíssimo Sr. Cel. Péricles realizou ainda, juntamente com o Prefeito Municipal, a entrega da Moeda Mérito Pérola do Sul às viúvas Claudete Borde e Sueli Maria Prado Spak, como reconhecimento e homenagem pela indicação dos saudosos Cb. Sandro Carlos Borde e do Subten. José Spak para os nomes dos Quarteis de São Mateus do Sul e de Prudentópolis, respectivamente, não estando presente a viúva do Sgt. Jenilton Castro de Assis para receber a homenagem em decorrência da indicação para o nome do Quartel de Irati. A solenidade foi concluída com o desfile da tropa e das viaturas que prestam atendimento em Irati e região.

Finalizando as comemorações, foi realizada uma Missa de Ação de Graças no Quartel do Corpo de Bombeiros de Irati celebrada pelo Bispo Dom Sergio Artur Braschi, da Diocése de Ponta Grossa. Ao término da celebração, ocorreu a entronização de um Cruxifico no prédio antigo que será a Sede Administrativa do Corpo de Bombeiros de Irati. A primeira entronização ocorreu em 1932, quando no prédio era o Tribunal do Júri em Irati, e nesta data foi repetida pelo Bispo Dom Sergio acompanhada pelo Padre Luiz Mirkoski, Diácono Natalino, e pessoas que participaram da missa.

Dos dias de comemorações o que fica de mais importante é a valorização daqueles que iniciaram a história, o legado deixado por homens e mulheres que nestes 70 anos, 24 horas por dia, colocaram suas vidas em prol da população do Sudeste paranaense. Parabéns a todos que abrilhantaram e colaboraram para que tudo acontecesse e para que o Corpo de Bombeiros de Irati continue escrevendo sua história.

Fonte: Comunicação Social do 2° Grupamento de Bombeiros