Corpo de Bombeiros do Paraná comemora 107 anos 08/10/2019 - 16:33

O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná promoveu, na manhã desta terça-feira (08/10), a solenidade de aniversário em comemoração aos 107 anos da Corporação. O evento aconteceu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, na Capital do estado, e contou com a entrega de medalhas a civis e militares que auxiliaram no crescimento da Corporação. Foram feitas homenagens aos bombeiros militares que participaram da Operação Brasil Verde, do Ministério da Defesa, no combate às chamas que devastaram a Floresta Amazônica.

 

O Vice-Governador do Paraná, Darci Piana, esteve no evento para representar o Governador, Carlos Massa Ratinho Júnior. Contou, durante o seu discurso, parte de sua infância para demonstrar o carinho que tem pelo Corpo de Bombeiros, ele foi condecorado com a medalha Carlos Cavalcanti. “Quando criança, morador do interior, sem televisão alguma em casa, tinha a oportunidade de escutar os feitos dos bombeiros militares pelo rádio. Também lia em livros e via nas revistas a figura desses heróis, o que me fez sonhar em ser um deles”, diz. “Hoje, receber esta medalha é motivo de muito orgulho”, finaliza.

 

O Vice-Governador também parabenizou a todos os que contribuíram para que o Corpo de Bombeiros do Paraná chegasse ao nível que é atualmente, sem esquecer-se de mencionar os bombeiros atuantes em Brumadinho e na Amazônia, em colaboração aos bombeiros dos estados envolvidos.

 

O Secretario de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, também recebeu a medalha Carlos Cavalcanti, maior honraria do Corpo de Bombeiros. Durante a sua fala, garantiu que todos os esforços para a manutenção de uma Corporação sólida continuarão. “A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros podem contar com o trabalho diário, esforço e empenho da Secretaria para a construção de uma segurança pública destacada”. Ele também parabenizou o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná pela atuação em Brumadinho e na Amazônia.

 

O Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, aproveitou o aniversário para elevar a todos os bombeiros que se doam diariamente. “A importância dos bombeiros se renova a cada vítima de acidente atendido, a cada patrimônio que é sinistrado por um incêndio e o fogo é anulado, e a cada resgate de estrutura colapsada”, diz. “Vemos, no mundo moderno, conflitos, tensões, guerras, enfim. O homem sendo algoz do próprio homem. E o bombeiro, com a nobreza da sua profissão, consegue trazer uma mensagem de fé e esperança à sociedade”, conclui.

 

“Temos muito que comemorar”, declarou o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes. “Nossa história é formada por muito trabalho e dedicação prestados não só ao Paraná, mas, como podemos perceber este ano, ao Brasil todo”, continua, se referindo ao envio das tropas paranaenses para dar auxílio nas buscas de Brumadinho e nos incêndios da Amazônia.  Para o comandante, essa é a prova de que a qualidade da Corporação está cada vez mais em ascensão. “É sinal do bom relacionamento que a nossa Instituição e o nosso Estado têm com o Governo Federal, e possibilitando o resgate de investimentos e renovação da nossa frota”, conclui.

 

MEDALHAS – Um dos homenageados com a medalha Carlos Cavalcanti é o coronel Samir Wassouf. O Ajudante-Geral da PM coleciona certificações dentro da Corporação, e se diz muito feliz pelo reconhecimento, mas sabe que a excelência da tropa é reflexo do bom trabalho conduzido. “Só temos que agradecer a Deus por esse reconhecimento”, acrescenta.

 

O Coronel Samuel Prestes e o ex-comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel da Reserva Remunerada Edemilson de Barros receberam a medalha “Major Fabriciano do Rego Barros”. A medalha tem caráter comemorativo e é destinada a recompensar os oficiais que desempenham ou tem desempenhado a função de Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná e é conferida mediante proposição do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná.

 

RECONHECIMENTO – O coronel Prestes também comentou sobre as homenagens prestadas ao longo das comemorações. “A exemplo do que já fizemos aos nossos bombeiros que trabalharam em Brumadinho, estamos fazendo o mesmo com os que ajudaram a defender as nossas matas no Pará. Cada um deles, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, atuaram com galhardia e venceram mais essa batalha. Agora que retornaram ao seio de suas famílias, nada mais justo do que essa homenagem”, diz.  

 

O sargento Flávio Roberto Blum é outro que se diz feliz com a gratificação. Perguntado sobre a experiência de poder atuar no combate aos incêndios da Amazônia, a resposta não foi outra: orgulho. E não podia ser diferente. Mesmo com 25 anos de bagagem na Corporação, o bombeiro faz questão de ressaltar que a profissão militar é uma aprendizagem constante. “Tenho uma determinada experiência, mas a gente sempre tem o que aprender, e é nessas ocorrências que a gente percebe isso”, salienta o sargento, antes de comentar seu plano de carreira. “Desde criança queria ser bombeiro. Prestei o concurso com 18 anos, integrei a Corporação no ano seguinte e pretendo atuar por mais 10 anos”.

 

FUTURO – Por fim, o coronel Prestes aproveitou para falar dos planos do Corpo de Bombeiros para os próximos anos. “Temos um planejamento sólido até o ano de 2025, e estamos perseguindo os nossos objetivos. Queremos crescer mais ainda, não só no nível de atendimento à emergências, mas também na nossa parte de desburocratização e avanços no sistema de combate ao incêndio e pânico”, afirma “Isso tudo está sendo feito da melhor maneira possível, com muita seriedade, sem perder o foco”, finaliza.

 

HISTÓRIA – O Corpo de Bombeiros do Paraná foi criado no dia 8 de outubro de 1912, através da Lei nº 1.133 que foi sancionada pelo presidente da Província do Paraná, Carlos Cavalcanti de Albuquerque. O Corpo de Bombeiros foi concebido, com completa autonomia, nos moldes de regimentos de Bombeiros e salvadores de Paris, que eram militarizados e estruturados como arma de engenharia. Tendo ainda como modelo no Brasil, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, no qual seguiu sua estrutura, organização e fardamento.

 

O primeiro Comandante do Corpo de Bombeiros, o major Fabriciano do Rego Barros, tinha poucos recursos, mas contou com a bravura dos primeiros bombeiros militares para começar a dar forma à Corporação. Na primeira Ordem do Dia, o major Fabriciano traçou as diretrizes das atividades da recém-criada Corporação, dizendo: Sendo o Corpo de Bombeiros a guarda avançada da vida e propriedades alheias, quando em perigo eminente, alimento a esperança de bem responder a essa expectativa e estou certo que a Corporação servirá bem compreender a sua missão, que é incontestavelmente de grande utilidade Pública.

 

PRESENÇAS – Estiveram presentes o Vice-Governador do Estado do Paraná, Darci Piana; o Secretario de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o Diretor-Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu; o Presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Nestor Baptista; o Controlador-Geral do Estado, Raul Siqueira; Procurador de Justiça do Ministério Publico do Paraná, Vani Antônio Bueno; Assessor Militar do Tribunal de Contas; coronel Júlio Richter Neto; Ajudante-Geral da PM, coronel Samir Wassouf; Corregedor-Geral da PM, coronel William Kuczynski; o Comandante do 3º Comando Regional da PM (3º CRPM), coronel José Carlos Mazurkievicz Graciano; o Diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o integrante da SESP, coronel Erich Wagner Osternack e o ex-comandante-Geral da PM, coronel da Reserva Remunerada Miguel Arcanjo Capriotti. Também estiveram presentes oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros (da ativa e da reserva remunerada), familiares dos homenageados e convidados.