Corpo de Bombeiros envia tropa para a Operação VerdeBrasil 05/09/2019 - 14:32

Na tarde desta quarta-feira (04/09), 30 bombeiros militares de todo o estado do Paraná saíram de Curitiba para ajudar a combater os focos de incêndio na Região Amazônica. Antes da partida, o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, foi até o Comando do Corpo de Bombeiros, desejou boa viagem aos militares estaduais e se colocou à disposição dos militares estaduais. A equipe fará uma escala no Rio de Janeiro e de lá, seguem com um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até o Pará.

Segundo o coronel Marinho, esse é um pedido do governo Federal e que o Governador, Carlos Massa Ratinho Junior, concordou para que o Paraná possa participar dessa missão que é de todos os brasileiros. “Para nós, da Secretaria de Segurança, é muito importante essa colaboração porque esses bombeiros, além deles irem conhecer outro local, outro tipo de cultura e de ambiente, vão lá aprender e poderão voltar com uma capacitação mais ampliada”, disse.

Antes da saída, o coronel Marinho reuniu a tropa e deu algumas dicas, já que, segundo ele, já esteve na Serra do Cachimbo e também desejou uma boa viagem e que eles representassem o estado do Paraná nessa missão tão importante.

Para o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, mandar uma tropa para o estado do Pará e integrar a Operação Verde Brasil é levar a garra, a organização, a força e a determinação dos bombeiros paranaenses. “Essa não é a primeira vez que enviamos equipes do nosso Corpo de Bombeiros para ajudar outros estados nos momentos que eles mais precisaram. Recentemente fomos muito elogiados pela atuação dos nossos bombeiros no desastre que aconteceu em Brumadinho”, disse o coronel Prestes.

Pela atuação na cidade de Brumadinho, o Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu a Comenda Tiradentes, a mais alta Comenda do Estado de Minas Gerais. “Foram escolhidos 30 bombeiros militares de todas as partes do estado, são voluntários e técnicos da área de combate de incêndio florestais para que possamos ajudar efetivamente a combater esses incêndios”, complementou.

“Já sabemos que é um ambiente difícil de trabalhar, por isso desse empenho de pessoas qualificadas que estão indo justamente para que a gente possa dar a melhor resposta, enaltecer o corpo de bombeiro, da Polícia Militar e principalmente do estado do Paraná”, disse Comandante da missão,  tenente-coronel Fernando Raimundo Schunig.

O sargento Adriano Massiero, que é lotado no 10º Grupamento de Bombeiros (10º GB), da cidade de Francisco Beltrão, está há 17 anos da Corporação e disse que o objetivo é fazer o trabalho com profissionalismo e cumprir a missão. “É uma grande experiência que todos nós vamos adquirir e, se por um acaso, acontecer algo parecido no nosso estado a gente vai poder ser mais efetivo e evitar que algo maior aconteça”, disse.