Corpo de Bombeiros salva um homem de afogamento em Pontal do Paraná. 11/03/2020 - 11:55

Um homem de 38 anos foi salvo pelo efetivo do Corpo de Bombeiros, no mar do balneário de Monções, Pontal do Paraná, na data de ontem. O incidente ocorreu por volta das 11h40min, quando uma família de moradores da região aproveitava o calor para se divertir no mar e um deles acabou sendo arrastado por uma corrente de retorno para um ponto de maior profundidade. Um rapaz, que acompanhou a cena da praia, ligou para o Corpo de Bombeiros pedindo por socorro, atitude que garantiu a sobrevivência da vítima.

Imediatamente uma equipe composta com cinco Bombeiros Militares deslocou para a praia, adentrando ao mar com equipamentos apropriados e nadaram em direção do homem, que se encontrava na segunda linha de arrebentação (ondas), aproximadamente a 200m da areia. Ao alcançá-lo, os profissionais observaram que ele já aparentava exaustão física, afundando e retornando à superfície várias vezes seguidas, demonstrando estar em risco iminente de afogamento grave.

Graças à atitude sábia do solicitante e a resposta rápida da corporação, o paciente foi retirado com grau de afogamento leve, apresentando apenas tosse e muito cansaço como sintomas. Ele foi encaminhado por uma ambulância do SAMU litoral para o Pronto Socorro de Praia de Leste, para avaliação e atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros orienta: ao adentrar ao mar em região não protegida por Guarda-Vidas, redobre a atenção, mantendo-se em áreas rasas. Cuidado com regiões onde pontualmente as ondas desaparecem! Estes pontos podem ser de correntes de retorno, correntezas que levam a água de volta para regiões profundas e podem arrastar uma pessoa para o mesmo caminho.