Cuidados com Insetos 01/02/2019 - 15:33

As abelhas são animais organizados, contribuem com a polinização, fazem colmeias lindas, nos fornecem o delicioso mel, mas quando provocadas podem causar desconfortos, dores e até a morte.

Nessa época do ano é recorrente o aumento do número desse tipo de ocorrência na nossa central de emergências.

O Corpo de Bombeiros informa que é crime ambiental o extermínio desses animais, quando não ocorre uma situação de perigo iminente para pessoas.

O que é perigo iminente?

Risco à vida, idosos sem mobilidade, concentração permanente de crianças (salas de aula de escolas) e outros, pois em se tratando de abelhas o manejo correto não gera risco.
Mexer num enxame ou colmeia vai ativar o comportamento de defesa desses animais; 90% dos casos de acionamento do Corpo de Bombeiros tratam de enxames migratórios, característicos quando o enxame assenta para descansar formando uma "bola preta", quando as abelhas cercam a rainha que parou ali para descansar. Normalmente elas param daquela forma para passar a noite, indo embora nas primeiras horas do dia seguinte; comportamento normal.

Só é alarmante para o proprietário do imóvel quando o enxame se "entoca", entrando dentro de uma casinha de cachorro, dentro do forro, ou dentro de um armário. Neste caso as abelhas podem estar fazendo uma colmeia, o aconselhamento do Corpo de Bombeiros é procurar um apicultor habilitado para a remoção. Nunca aplique veneno num enxame ou tente afastá-lo com ventiladores ou afins.
As abelhas são insetos de hábitos diurnos, não existe indicação para manejo delas durante o dia, ainda mais em ambiente urbano, onde um enxame provocado pode atingir uma área de duas a quatro quadras.
      Durante a noite elas justamente estarão mais "calmas" por causa de seus hábitos eminentemente diurnos. Vale ressaltar que abelhas são sazonais e estamos em época migratória

Cuidados com Abelhas e Vespas

• Atenção e precaução, os insetos atacam só quando se sentem ameaçados;
  • Se as abelhas estão no entorno da sua residência, incomodam, mas não picaram ninguém, deve ser contratado um apicultor para a remoção da colmeia por interesse particular do cidadão;
  • Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193;
  •  Não gritar, pois as abelhas ficam agitadas e são atraídas por ruídos;
  •  Não é aconselhável utilizar máquinas barulhentas (cortador de grama e roçadeira) próximo às colmeias;
  • Instrua as crianças a não provocar as abelhas, uma vez que é suficiente uma picada em pessoas alérgicas, para provocar o choque anafilático*;
  • Em caso de ataque, cubra o pescoço e o rosto. Corra em zigue-zague ao avistar um enxame, pois os insetos se movimentam agrupados em linha reta;
  • Afaste os animais domésticos do enxame porque qualquer barulho pode irritar o enxame e desencadear o ataque;
  • Caso alguém seja picado, é importante que se faça a remoção imediata dos ferrões, uma vez que eles continuam liberando peçonha gradativamente. A sua retirada interrompe esse processo.

O choque anafilático, ou anafilaxia, é uma reação alérgica, de hipersensibilidade imediata e severa, que afeta o corpo todo. A sua manifestação mais grave é quando provoca inchaço e obstrução de vias aéreas superiores e/ou hipotensão, que pode ser fatal.