Culto em Ação de Graças aos 107 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná 03/10/2019 - 14:47

Iniciando as comemorações dos 107 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, foi realizado um culto ecumênico de Ação de Graças. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (02/09) no Quartel Central do Corpo de Bombeiros (QCCB), no Centro de Curitiba, na Capital do estado. A celebração contou com a participação de uma pastora e de um frei.

Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, a escolha de levar ao quartel um representante evangélico e um católico foi para reunir os bombeiros, independente da forma que a fé se manifesta. “O Corpo de Bombeiros é formado por essas pessoas que professam a sua fé, de acordo com as suas tradições”, disse. “São 107 anos sendo a instituição mais querida do Paraná e comemoramos tudo o que temos conquistado ao logo desses anos, todas as pessoas que salvamos, direta ou indiretamente, pois o Corpo de Bombeiros existe para servir a sociedade”, complementou.

O sargento Marcos Rogério Bezerra participou do culto e falou sobre a importância de cultivar o lado espiritual sendo um Bombeiro Militar. “Cada dia que nós saímos para trabalhar com o espírito renovado de amor e de paz, faz com que a gente ganhe uma força para que possamos atender as pessoas que estão necessitando de nossa ajuda”, disse.

“Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder”, com essa frase do Jim Elliot a pastora Érika Ceconi Borges Massa Checam pediu para os bombeiros presentes discutirem entre si qual seria o significado dela na realidade de vida deles. “É fundamental o ser humano ter uma dimensão de espiritualidade e nós estamos aqui para sinalizar a presença de Jesus e reconhecer que eles não são só profissionais, são pessoas normais e que precisa amar e ser amado”, explicou.

Para o frei Ladí Antoniazzi da Fraternidade Bom Jesus dos Perdões, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros a qualificação e valorização da vida. “Jesus veio ao mundo para resgatar, dignificar, dar importância à vida, para que as pessoas pudessem viver melhor. O bombeiro tem exatamente essa função, a cada dia zelar para que a vida seja preservada, não apenas no momento do acidente, mas também na prevenção. O bombeiro é aquele que é vigilante permanente para defender e valorizar a vida”, finalizou.

COMEMORAÇÕES – O culto foi a abertura oficial das comemorações dos 107 anos do Corpo de Bombeiros no Paraná e durante todo o mês estão programados eventos, na Capital e no Interior, não apenas solenidades, mas, também, eventos sociais. Na quarta-feira (03/10) acontecerá a Inauguração do Centro Histórico e o encontro da Velha Guarda no Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros. No domingo (06/10) ocorre a 4ª Corrida do Fogo, que terá a largada às 7 horas no Quartel do Corpo de Bombeiros do Portão. A solenidade em Comemoração ao aniversário acontecerá na terça-feira (08/09) no QCCB e por fim, o desafio No Limite na sexta-feira (11/10) às 8 horas no CT Leandro Silva em São José dos Pinhais (RMC).